domingo, março 22, 2015

Monstra 2015 - O rescaldo


Tenho a dizer que dos três anos que fui ao Monstra, para mim este foi o melhor em termos de filmes em competição. Tirando um filme que saí passados 15 minutos porque era realmente mau (o qual nem sequer vou mencionar de seguida), todos os outros que vi eram simplesmente brutais, cada um no seu estilo próprio. Em termos de organização, achei que este ano a organização estava um pouco desorganizada digamos assim... Epah, apesar de simpáticos deixou um pouco a desejar. Já para não meniconar o facto que este ano infelizmente apenas repetiram um dos filmes em competição, o que é mau porque quem não tem a oportunidade de ver o filme naquele dia já não pôde vê-lo noutro dia (como no ano passado por exemplo). De mencionar também pelo menos uma troca na grelha programada que nem sequer foi avisada ao público pelo facebook... troca essa que foi por um filme terrivel terrivel (nesse acho que nem 5 minutos me aguentei na sala).

Estes foram os filmes que vi este ano:

Sinopse:
Samuel Orti Marti, mais conhecido como Sam, é um realizador de cinema de animação espanhol, nascido em 1971. Iniciou a sua carreira nos estúdios de Pabol Llorens e mais tarde trabalhou na Aardman Factory, em Inglaterra, tendo fundado em 2003 a sua própria empresa de produção de cinema, a Conflictivos Productions. Sam é conhecido pelo seu trabalho com a animação de plasticina, que tem vindo a desenvolver ao longo dos anos através da técnica stop-motion. A sua curta-metragem Vicenta foi muita aclamada, tendo sindo nomeada para os prémios Goya na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação em 2010; Vicenta foi também considerada para nomeação aos Óscares da Academia na mesma categoria, mas não chegou à lista final de nomeados. 
Este ano, Sam lança POS ESO, um filme de terror animado, baseado numa história real. 

Desde que o seu marido morreu num acidente doméstico, Trini, dançarina de flamenco de renome mundial, abandonou os palcos e mergulhou numa depressão profunda. Eventualmente, o seu filho começa a mostrar sinais de rebeldia, que fazem fronteira com a insanidade. Nenhum médico, psicólogo ou psiquiatra conseguem explicar o seu comportamento, que ao deteriorar-se de tal forma faz com seja necessário apelar a uma explicação sobrenatural para sua condição. Esta situação coloca a Trini à beira dos nervos, que decide entrar em contato com o Padre Lenin, uma padre basco repudiado pela Igreja, a única esperança para o seu filho.
Possessão, sangue e dança flamenca, são os ingredientes deste satânico stop motion.

(In)confidência:
Este filme é tão retorcido e violento que acaba mesmo por ser simplesmente brutal!! ADOREI! É uma especie de Happy Tree Friends meet Exorcista. Muito bom.

Sinopse:
Shaun é uma ovelha esperta e perniciosa, que vive com o seu rebanho na Mossy Bottom Farm, sob a supervisão do Fazendeiro e de Bitzer, um cão pastor bem intencionado mas ineficaz.
Apesar dos melhores dos seus melhores esforços, a vida na quinta está a ficar demasiado rotineira e Shaun prepara um plano astuto – ter um dia de folga.
Mas cuidado com o que desejas. Rapidamente as coisas ficam fora de controlo e as travessuras de Shaun levam, inadvertidamente, a o Fazendeiro infeliz seja levado para fora da quinta. Com a ajuda do rebanho, Shaun tem que deixar a quinta pela primeira vez e viajar até à Cidade para salvar o Fazendeiro – e falhar não é uma opção.

Shaun the Sheep, conhecida em Portugal como a Ovelha Choné, é a maior estrela dos estúdios britânicos Aardman a seguir aos icónicos Wallace e Gromit. Surgida como personagem secundária na terceira curta-metragem da dupla, a oscarizada «A Close Shave» (1995), a divertida ovelha ganharia imensa popularidade com uma série televisiva que já vai na quarta temporada, com um total de 120 curtos episódios de sete minutos cada.
O sucesso televisivo levou a Aardman a apostar numa longa-metragem protagonizada pela ovelha, com estreia em 2015, cujo maior desafio será sustentar durante hora e meia aquela que é uma das características da série: a ovelha não fala, limitando-se a balir, e as personagens humanas têm um discurso ininteligível. Ou seja, a longa-metragem terá de se aguentar sem recurso a diálogos.
O filme é escrito e realizado por Mark Burton (argumentista de «Wallace e Gromit: A Maldição do Coelhomem») e Richard Starzack (realizador de duas das séries de «Creature Conforts»), e a estreia internacional está prevista para a Primavera de 2015.

(In)confidência:
Conheci os realizadores deste filme e um deles foi um querido e ofereceu-me um pin da Ovelha Choné, que foi logo logo para a minha fitinha da acreditação. Claramente, o meu voto foi comprado!! =P Agora fora de brincadeiras, adorei o filme!! Foi rir do inicio ao fim!!


Sinopse:
Uma história dramática mas comovente de uma amizade transcultural entre crianças, no contexto pós 2ª Guerra Mundial. Baseado em factos verídicos. Na consequência do conflito mais devastador que a Humanidade alguma vez experienciou, a pequena ilha de Shikotan tornou-se parte do Sakhalin Oblas... e na deteriorada fronteira deste remoto canto do mundo, floresce timidamente uma amizade entre crianças de dois países diferentes, que lutam por superar as barreiras linguísticas e as ondas da história. «A Ilha de Giovanni» é uma dramática mas comovente história de uma amizade transcultural entre crianças, no contexto do pós Segunda Guerra Mundial. Baseado em factos verídicos.
Realizado por Mizuho Nishikubo, nascido em 1953, é um, há muito tempo, colaborador de confiança de Mamoru Oshii, trabalhando como responsável de animação sob o seu nome verdadeiro Toshihiko Nishikubo em quase todos os filmes de animação de Oshii, estando entre estes «Ghost in the Shell» (1995) e a sua sequela.

(In)confidência:
Este filme fez-me chorar...



Sinopse:
Edimburgo, 1874. Jack nasce no dia mais frio do mundo, com o coração… congelado. A Dr.ª Madeleine, a parteira (segundo alguns, uma bruxa) que o trouxe ao mundo, consegue salvar-lhe a vida instalando um mecanismo - um relógio de madeira - no seu peito, para ajudar a que o coração funcione. A prótese funciona e Jack sobrevive, mas com uma condição: terá sempre de se proteger das sobrecargas emocionais. Nada de raiva e, sobretudo, nada de amor. A Dr.ª Madeleine, que o adopta e vela pelo seu mecanismo, avisa: «o amor é perigoso para o teu coraçãozinho.» Mas não há mecânica capaz de fazer frente à vida e, um dia, uma pequena cantora de rua arrebata o coração - o mecânico e o verdadeiro - de Jack. Disposto a tudo para a conquistar, Jack parte numa peregrinação sentimental até à Andaluzia, a terra natal da sua amada, onde encontrará as delícias do amor… e a sua crueldade.

(In)confidência:
Oh pa mim toda pimpona com o escritor/realizador do filme!! =P

Sem comentários: