sexta-feira, abril 17, 2009

Isto é Inglaterra



“This Is England” é a história de umas férias escolares de Verão, essas longas semanas entre dois anos lectivos onde muitas coisas que podem mudar a vida de uma pessoa podem acontecer. Estamos em 1983 e as aulas acabaram. Shaun (Thomas Turgoose) é um rapaz de 12 anos, bastante reservado, que está a crescer numa triste cidade costeira e cujo pai morreu em combate, na Guerra das Falklands. Durante estas férias de Verão, Shaun vai encontrar novos modelos masculinos a seguir quando os rapazes da cena skinhead local o aceitam no seu seio. Com estes novos amigos, Shaun descobre o mundo das festas, do primeiro amor e das botas do Dr Martin!
O filme faz-nos recuar até aos anos 1980, altura do regime de Margaret Thatcher e em que a crise e agitação social levou ao crescimento do racismo e xenofobia. De inicio o grupo de skinheads que "adoptam" Shaun são apenas uns quantos miúdos rebeldes, entre os quais se encontra mesmo um negro descendente de jamaicanos, mas Combo, um skinhead recentemente saído da prisão, vai surgir no quadro, pressionando-os a aderirem aos ideais nacionalistas e ao ataque aos estrangeiros.
Realizado por Shane Meadows em 2006, o filme chega agora finalmente a Portugal. Contemplado com o BAFTA para Melhor Filme Britânico, é um retrato de uma Inglaterra em sarilhos.


(In)confidência: Tenho a dizer que gostei do filme. Tava um pouco desconfiada ao inicio e pensei que fosse ser um fiasco, mas acabou por ser uma boa surpresa. Não sendo uma história nada por aí além, fez-me pensar no quanto as nossas escolhas e os nossos erros durante a vida nos definem, fazem de nós as pessoas que somos, nos moldam a personalidade.
Com o patrocinio do Strange =)

3 comentários:

efeitocris disse...

muita psicologia, portanto - fiz mal não ter ido ver!

Alice Fonseca disse...

Como seria de esperar, ja vi este ha mto tempo!!! Este filme foi bem falado por ca e eu tambem gostei bastante!!!

Marta da Cunha e Castro disse...

Cris

Por acaso, fizeste. Devias mesmo ter ido!! Além disso, se tivesse ido tb tinhas a minha companhia!! =)