sexta-feira, abril 17, 2009

Amanhã é dia de:

Emir Kusturica!!!





Saber um pouco mais:

Belgrado, 1980, o movimento punk e new wave surge como alternativa à música rock. A democratização do som levou ao aparecimento de novas bandas, decalques quase perfeitos dos seus ídolos ocidentais. A No Smoking Orchestra em conjunto com outras bandas de Sarajevo desenvolveu um movimento de resposta apelidado new primitives.

Fundada por Dr. Nelle Karajlic, vocalista e mentor da banda, as letras irónicas satirizavam o poder político, obtendo um sucesso considerável com os dos primeiros álbuns, decorriam os anos de 1984 e 1985. Resultado de um mal entendido durante uma actuação, a banda sentiu o peso da censura, levando à saída de alguns elementos. Em 1986, Emir Kusturica, ex-punk rock e premiado realizador de cinema, decide integrar a banda No Smoking Orchestra, colmatando a saída do baixista. Durante a rodagem do filme “Gato Preto, Gato Branco”, Kusturica desafiou Karajlic e Sparavalo a comporem a banda sonora. O sucesso alcançado com o filme abriu caminho há participação noutras bandas sonoras de Kusturica. A linguagem dos seus filmes, a composição, os artistas, a anti-estética, e a carga emocional, são elementos similares que traduzem na perfeição as canções da banda. Em 1998, o realizador troca o baixo eléctrico pela guitarra eléctrica e dá nome à banda, passando a chamar-se “Emir Kusturica and the No Smoking Orchestra”. Com a gravação do álbum “Unza Unza Time”, em Abril de 2000, a banda parte para digressão pela Europa, conquistando as assistências com a sua presença em palco, levando à participação do público nos espectáculos, criando uma mistura explosiva. Em 2004, Emir Kusturica realiza o filme “A vida é um milagre”, com música escrita pelo realizador e por Sparavalo, e interpretada pela No Smoking Orchestra, lançando o álbum da banda sonora. Em Janeiro de 2008, Emir Kusturica and The No Smoking Orchestra apresentam em Portugal o seu recente trabalho “Time of the Gypsies”, editado a 15 de Junho de 2007, dá nome ao espectáculo denominado Opera Punk, com representação em Paris, dirigido por Emir Kusturica. O álbum é composto por catorze temas originais, que compõem a banda sonora do espectáculo. Deambulando por diferentes estilos, misturando diversas influências musicais, ideias e instrumentos, o caminho seguido pela banda trouxe frescura e originalidade à sua música, uma mistura irresistível!!!


O concerto:

Emir Kusturica, prolífero cineasta e músico regressa a Portugal para um intenso concerto no Campo Pequeno em Lisboa com a companhia habitual da No Smoking Orchestra.
Após esgotarem os Coliseus de Lisboa e Porto na sua última passagem inserida na tournée "Time of the Gypsies", a banda apresenta-se agora com um espectáculo que reúne todos os seus sucessos "Unza Unza Time!", "Bubamara" e "Pitbull Terrier", entre outros, com a promessa de mais uma vez marcar palcos portugueses com o seu ritmo alucinante !!!
Os pouco convencionais No Smoking Orchestra, responsáveis pelas bandas sonoras de "Gato Preto, Gato Branco" e "A vida é um milagre", filmes realizados por Emir Kusturica, desenvolveram uma sonoridade que deambula por diferentes estilos e mistura influências musicais de várias partes do mundo como a Turquia, a ex-Jugoslavia (Croácia, Bósnia e Sérvia), América do Sul e ainda uma forte presença da cultura cigana.
Ideias e instrumentos que se misturam de uma forma única, contando histórias numa sonoridade original impossível de resistir. A noite promete ser de FESTA, FESTA, FESTA !!!

2 comentários:

EfeitoCris disse...

então tb vais?

fico contente em saber, pois tb lá vou estar - espero q n tenhas ganho nada, pq o meu patricinio foi o meu próprio bolso ;)

talvez jantemos por LX, antes, vais estar sozinha? queres juntar te à malta?

Só não tragas AQUELA amiga...tu sabes bem;)))

Marta da Cunha e Castro disse...

Lol =) Por acaso, até ganhei!! Ehehehe. Pela Universia. Isto quem pode, pode!! =P
Eu vou com uns amigos, mas podemos nos encontrar lá!! Ou até mesmo jantar. Parece-me uma óptima ideia =)
Quanto a essa "amiga", se ela fosse eu nem saía era de casa!!