segunda-feira, dezembro 07, 2015

Opinião - Comic Con Portugal - 4, 5 e 6 Dezembro 2015 @ Exponor - Matosinhos


Nesta segunda edição de tudo o que é cultura pop, a Comic Con regressou à Exponor em Matosinhos para mais um fim de semana de jogos, filmes, séries e muito cosplay. Mais uma vez as filas de entrada estendiam-se muito para lá dos portões de entrada, podendo ter uma pequena amostra do ambiente que nos esperava. Este ano a organização dos espaços e dos auditórios passaram por uma enorme melhoria! Espaços mais amplos e melhor definidos ajudaram a melhor direcionar o público para os seus temas prediletos, melhorando substancialmente a circulação e ajudando a eliminar alguma confusão criada pelo grande número de pessoas que se aglomeravam em especial nestes espaços do evento. Estes estavam bem divididos e sinalizados, havendo um pouco de tudo para todos, até mesmo para os mais novos. E apesar de estarmos na presença da mais nova geração de fans do Star Wars, é bom ver que as crianças ainda apreciam os clássicos infantis enchendo os espaços do Canal Panda e da Lego. E era aqui, no espaço Lego, que se pôde ver o grupo Improvio Armandi regularmente a improvisar histórias de Natal para os mais novos dos padawans.

Um dos espaços com maior expressão foi sem dúvida o espaço gaming, onde grandes marcas da indústria mostraram as mais recentes tecnologias, sendo que também patrocinaram e ajudaram a organizar torneios de vários jogos de video, que serviram também como demonstrações sendo transmitidas em grandes ecrans atraindo assim muitos observadores que aproveitaram para participar nos muitos passatempos e giveaways que aconteceram durante este fim de semana.

Uma das novidades da edição da Comic Con deste ano foi uma casa assombrada que teve uma enorme adesão do público e por boas razões! A boa qualidade dos adereços e ambiente, já para não falar dos actores, deixaram todo o público que por lá passou a saber que ali era um local onde se gritava... alto e com força.

Houve também um outro sitio onde se podiam ouvir alguns gritos, mas estes eram apenas gritos de espanto e excitação ao ver muitas das coisas que as bancas das melhores lojas da Europa tinham em montra: desde roupas, a adereços, a bonecos, a porta-chaves, a de tudo um pouco, fizeram com que houvesse alguma coisa para qualquer pessoa.

Os espaços que mais pessoas atrairam foram claramente os auditórios onde se puderam ver painéis com algumas das maiores estrelas das mais famosas séries e filmes, tais como: Jonh Noble, Cameron Boyce, Linden Ashby, Tara Reid, Shanon Elizabeth, entre outros. Este foram momentos que criaram situações memoráveis com algumas perguntas estranhas, e por vezes, algumas respostas ainda mais estranhas. Mas, apesar de todos estes espaços, a verdadeira festa deu-se nos corredores onde inúmeras pessoas faziam cosplay e encarnaram as suas personagens favoritas, quer essas fossem de animes quer fossem de video jogos e até mesmo de séries de TV, sendo muitos os Sasukes, Ichigos, Pikachus Obi Wans e Vault Dwellers com Pipboys nos pulsos a desfilar pelos stands de venda. Já nos stands publicitários muitos aproveitaram para poder tirar algumas fotografias fantásticas com modelos e réplicas em tamanho real de alguns dos maiores hinos da cultura pop, podendo escolher entre sentar no Iron Thorne ou no DeLorean do Regresso ao Futuro, podendo até tirar uma foto à là superheroi com uma simulação de uma selfie a centenas de metros de altitude.

Em todo o lado se podia ver que a mera menção das palavras Star Wars punha o público em estado de sítio. A antecipação de algo tão esperado num evento como este foi algo quase palpável e muito demarcado especialmente quando a Legião 501 fazia as suas famosas incursões por todo o recinto, criando uma verdadeira Imperial March, encabeçada pelo próprio Darth Vader e seguido pelos seus stormtroopers, mostrando os seus prisioneiros ao público e voltando depois à guarda da réplica em tamanho real de um tie-fighter onde muitos fans puderam tirar fotografias com as suas personagens preferidas do Star Wars com o bónus de o poder fazer com esta nave à qual era impossivel não olhar com espanto e admiração.

Foi por todas estas razões e mais algumas que a Comic Con Portugal foi um fim de semana de sonho para os amantes da cultura pop e não só, deixando muitos momentos gravados nas memórias de todos. Esta foi sem dúvida o expoente da celebração de individualidade ligada pelos gostos comuns dos muitos geeks, nerds, otakus e fan boys que puderam todos juntos encontrar um espaço de expressão livre e onde todas as inside jokes possiveis e imaginárias se encontravam debaixo o mesmo tecto, na Comic Con Portugal na Exponor em Matosinhos.

Fotografias Cosplay:

Star Wars no seu melhor

Ui, cuidado com eles!!

Maya (Borderlands 2) * Kougyoku Ren (Magi)

As mulheres a dominar na Comic Con Portugal

Harley Quinn * Captain America

Ezreal e Lux (LOL)

Mafia Graves * Capuchinho Vermelho

Dr Who * Rin (Vocaloid) * Loki

Sophie (Moving Castle) * Moxxi (Borderlands 2)

Cosplay no feminino

Shimometa: A boring world where the concept of dirty jokes doesn't exist

Annie e Tibbers (LOL)

Fada Madrinha * Super Mário

Hércules * Alien

Pelos vistos, Chapeleiros há muitos =)

Jinx e Vi (LOL)

Sem comentários: