segunda-feira, dezembro 07, 2015

E hoje foi dia de concerto de natal com o Harlem Gospel Choir =)


Sinopse:
"Harlem Gospel Choir are Angels in Harlem". Foi assim que Bono Vox, vocalista dos U2, descreveu aquele que é provavelmente o melhor coro Gospel do Mundo.
É certamente o mais conhecido, relevante e aclamado, tendo já cantado ao lado de ou para gente tão importante como Nelson Mandela, o Papa João Paulo II, Paul McCartney, Diana Ross, U2 ou Gorilaaz, entre tantos outros, há quase três décadas de história.
Pelo sétimo ano consecutivo, o Harlem Gospel Choir troca Nova Iorque por Portugal para nos trazer o concerto de Natal mais emblemático da música Norte Americana, com os hits que se fazem ouvir nas ruas, parques, casas e igrejas da Big Apple. Desta vez apresentam também um tributo especial a B.B. King, celebrando a memória do músico.
O convite é para viver o espírito de Natal à Americana, em família, com grande energia, espectáculo e ao som dos melhores hits do Harlem Gospel Choir.

(In)confidência:
Se forem como eu, o espírito de Natal começa-vos a invadir os pensamentos mal entramos em Dezembro, e foi com estes pensamentos em mente que com muita ansiedade esperava por dia 7 de Dezembro para poder assistir ao Harlem Gospel Choir no Coliseu dos Recreios em Lisboa.

Não sendo esta a primeira vez que tenho a oportunidade de poder assistir a um concerto deles, sabia bem o que me esperava e foi com muito entusiasmo que vi a cara das pessoas que os iam ver pela primeira vez e como rapidamente entraram no ambiente de celebração natalícia que se desenrolou à sua frente.

Como é habitual, os Harlem Gospel Choir contribuem muito para a Operação Sorriso e é assim que ajudam muitas crianças, revertendo parte das vendas de cds para ajudar a causa. Nesse contexto foi assim que foi convidada a subir ao palco uma criança para receber uma pulseira e poder estar em palco durante uma das suas performances. E posso dizer que são este tipo de pormenores de convívio que faz com que o público se entregue ao espectáculo e que sinta que faz parte do mesmo, sendo convidados a cantar, dançar, bater palmas e até participar em arranjos vocais. Um verdadeiro espectáculo de Natal.

Mas a verdade é que um coro só é tão forte como o seu elemento mais fraco e tendo esta ideia em mente, rapidamente percebemos a qualidade dos Harlem Gospel pois não existe um único elemento fraco. Mais, todos os elementos do coro tiveram os seus momentos a solo e alguns deles até interpretaram à cappella, mostrando um enorme poder vocal que deixou o público em êxtase.

No primeiro momento de tributo foi criado um medley para homenagear o compositor BB King que despertou muitas emoções e nos fez lembrar o verdadeiro espírito de Natal, a celebração e a partilha de momentos com a família e todas as pessoas importantes na nossa vida.

Depois de 15 minutos de intervalo passámos ao segundo momento de tributo, desta vez, dedicado a Whitney Houston, que dispensa apresentações, celebrando os seus grandes sucessos e a sua grande voz. E esta foi uma ponte perfeita para a parte final do espectáculo, e indiscutivelmente a parte que muitos no público mais esperavam: os christmas caroling. Aqui foi possível apreciar versões diferentes de musicas como Silent Night, e Hark the Herald Angels Sing, que despertaram momentos de grande ternura visto estas serem algumas das mais marcantes músicas de Natal de sempre.

E para finalizar uma grande noite o coro convidou 2 pessoas do público para ajudar a traduzir mensagens de Natal para o público português e também para ajudar a cantar o clássico do Gospel Oh Happy Day! e o clássico de Kool & the Gang: Celebrate, fazendo assim com que o palco fosse literalmente invadido por várias pessoas e crianças, criando um momento de festa irrepetível que vai certamente ficar na memória dos participantes.

Uma noite emocionante e cheia de sentimentos de união que ajudam a espalhar o espírito de Natal por todos nós e que certamente vão ajudar cada um de nós a espalhar também um pouco desta magia. Ficando todos aqueles que lá estavam a aguardar até ao ano que vem para poderem mais uma vez ver O World Famous Harlem Gospel Choir.

Sem comentários: