sábado, outubro 17, 2015

E hoje foi dia de "Don Giovanni ou O Imorigerado Imortal" :)



Sinopse:
Don Giovanni tem a vida que sempre sonhou. Sedutor irresistível, ateu convicto, semeia sem dó um amor infértil, deixando milhares de mulheres (só em Espanha foram 1003) a suspirar por uma paixão que nunca será correspondida. Leporelo, o seu, cada vez menos, fiel aio tem reprovado insistentemente a vida de Don Giovanni, criticando os seus costumes, prevendo-lhe um final infeliz, caso não mude de atitude perante as mulheres, perante a vida, perante Deus. A ação começa com a notícia do assassinato do Comendador, a sua filha, D. Ana, jura vingança e pede a D. Otávio, seu fiel noivo, que a ajude a encontrar o criminoso que ceifou a vida do seu pai. Há rumores que o autor do assassinato poderá ter sido Don Giovanni, surpreendido numa das suas investidas noturnas pelos quartos das doces donzelas. Leporelo tem quase a certeza de que não será apenas um rumor, mas tudo faz para encobrir a alegada culpa do seu amo, apesar de o ter confrontado várias vezes com o assassinato. Sem nunca assumir o crime, Don Giovanni diverte-se na vida libertina, soma e segue conquistas, levando D. Elvira à loucura, que nunca superou a traição do seu amado. Desde que o ímpio a abandonou, D. Elvira nunca mais falou, passando apenas a cantar a sua desgraça e jurou um dia vingar-se do homem que “matou” o seu coração.
O cerco vai-se apertando a Don Giovanni até ao dia em que será confrontado com os seus crimes… de amor. Mas uma revelação inesperada irá mudar o rumo dos acontecimentos, mostrando um sedutor que poucos imaginavam…!

Opinião:
Nada melhor que passar uma bela noite no fantástico Teatro da Trindade e assistir à peça musical Don Giovanni. Inspirada na ópera de Mozart e no libretto de Lorenzo Da Ponte, Don Giovanni conta com a encenação de Paula Sousa Costa e as interpretações de Ângelo Rodrigues, Liliana Santos, António Machado, Júlia Belard, Tiago Costa, Sérgio Moura Afonso e Carol Puntel, interpretação.
Ao entrarmos na sala de espectáculos do Teatro da Trindade deparamo-nos com Dona Elvira, impávida e triste, no seu traje de casamento... E assim iniciam as peripécias de Don Giovani, um assassinato, uma noiva abandonada, um mulher em busca de vingança pelo assassinato do seu pai e o seu fiel noivo, que anseia em busca do assassino do seu futuro sogro, um noivo traído e as investidas incansáveis de Don Giovanni à bela Zerlina... No meio desta acção encontra-se Leporelo, o fiel criado de Don Giovani que tudo faz para encobrir a a alegada culpa de assassinato do seu amo e investidas aos quartos das doces donzelas por Don Giovani.
De realçar a interpretação da fantástica Carolina Puntel e o Alis Ubbo Ensemble, que brilham e dinamizam a acção libertina de Don Giovani.
António Machado interpreta de forma brilhante e cómica o incansável Leporelo.
A peça está bem conduzida e faz com que entremos nas aventuras e desventuras do protagonista, deixando-nos a apetecer mais além do final, pois queremos mais história, mais aventuras de Don Giovani e levando-nos à breve conclusão de que nem tudo o que parece é aquilo que aparenta, supreendendo-nos... E mais não digo... O melhor é dar um pulinho ao Teatro da Trindade e ver esta fantástica peça musical!

Sem comentários: