sexta-feira, janeiro 24, 2014

Noite Cultural no Museu do Oriente

Apesar do Museu do Oriente não constar da lista de museus grátis ao domingo, a verdade é que não sei se sabem mas este museu além de à sexta-feira estar aberto até às 22h (coisa que nos outros museus não acontece), a entrada no mesmo é grátis se se efectuar no período entre as 18h e as 22h (de sexta-feira entenda-se). E, portanto, aproveitando esta "borla", lá fui eu, desta vez numa de fim de tarde/noite cultural. =)
Aqui ficam algumas das fotos das peças que podem encontrar por lá:

À noite no museu! xD 
Vamos lá ver se aqui as coisas também ganham vida!! Ehehe!!

O gabinete do letrado

Quimono feminino (Uchi-kake)
Japão, anos 50-60 do século XX

Não me importava nada que agora saisse dali o Jared Leto!! =P

Colcha bordada com um pelicano a alimentar as crias com o seu próprio sangue. Nada creepy...
Segundo o que me disse o meu amigo Marco Moreira, o Pelicano eucarístico é um símbolo católico que apresenta relação direta com a refeição por excelência, a Eucaristia, uma vez que Cristo deu seu próprio sangue para alimentar o povo. Assim, o pelicano, ave grande que vive em regiões aquáticas, apresenta relações diretas com o sacrifício de Jesus afinal, segundo a Lenda do Pelicano Eucarístico, na falta de peixes para alimentar seus filhotes, o pelicano bica o próprio peito oferecendo sua carne e sangue para os filhos.

Nang Sbek, teatro de sombras do Camboja
Representação de Sita, mulher de Rama

O leão, na origem protector da lei budista, é suposto proteger e trazer bom augúrio.

Daruma
Japão, séc. XX

Sem comentários: