sexta-feira, novembro 22, 2013

Doodle de hoje


A premiada série Doctor Who, da BBC, é alvo de uma homenagem da Google. Hoje um doodle assinala o 50.º aniversário do programa de Sydney Newman, C. E. Webber e Donald Wilson, que estreou a 23 de novembro de 1963 e que continua a ser transmitido. 

Doctor Who foi premiada série de ficção científica britânica, que a BBC produziu e transmitiu, desde 23 de novembro de 1963, ao longo de 33 temporadas e com 804 episódios. Em 2013, assinalam-se 50 anos desde a estreia da série de Sydney Newman, C. E. Webber e Donald Wilson, os criadores de Doctor Who.  
Esta série exibe aventuras de um humanoide alienígena, conhecido como “The Doctor”, que viaja no tempo e é dono de dois corações. Através de uma máquina do tempo (a nave Tardis, que parece uma cabina da polícia de Londres), The Doctor explora o Universo e enfrenta inimigos, numa tentativa de salvar as populações. 

Doctor Who foi um tremendo sucesso, recebendo não só o reconhecimento da crítica da especialidade, como, sobretudo, do público que cativou. A série que estreou há 50 anos e que hoje é alvo de uma homenagem ao estilo doodle recebeu inúmeros prémios. Destacam-se British Academy Television Award 2006 de Melhor Série de Drama, além do National Television Awards (ao longo de cinco anos consecutivos, entre 2005 e 2010), quando Russell Davies era o produtor-executivo. O programa no Livro Guinness, como a série de ficção científica televisiva com maior duração. Doctor Who persiste há 50 anos, com grandes audiências e em diferentes plataformas – na atualidade, em DVD e no iTunes. E um dos programas preferidos não só dos britânicos, reconhecido pelas histórias originais que apresentava. Doctor Who apresentava efeitos especiais inovadores, apesar do baixo orçamento de produção que requeria. Foi também pioneiro no uso de música eletrónica, originalmente criada pela Oficina Radiofónica da BBC. 

Doctor Who influenciou gerações e até profissionais de televisão. Estreou em 1963, foi transmitido até 1989 (suspenso devido a uma quebra de audiências) e foi retomado por Russell Davies em 2005, depois de uma tentativa falhada de fazer regressar a série em 1996. ‘The Doctor’ já foi interpretado por 12 atores, que regeneram a misteriosa personagem, sobrevivendo ao tempo. O ‘Doctor’ atual é interpretado por Peter Capaldi, o primeiro foi William Hartnell, entre 1963 e 1966. 

Doctor Who é, sem dúvida, uma das mais icónicas séries televisivas, uma das raras que subsiste há meio século – apesar de interrompida entre 1989 e 2005. Hoje, a Google dedica um doodle ao programa televisivo que marcou gerações e que entra na galeria das históricas séries britânicas. O doodle é um animado jogo, em que o utilizador é convidado a vestir a pele de Doctor. Depois, tem de sair da sua máquina e recolher as peças que formam a palavra ‘Google’, em diferentes cenários, escapando a robôs.

Sem comentários: