quinta-feira, março 25, 2010

Republicar "Ouvi dizer..."

AE: Dear John / Juntos ao Luar

Dear John,
5 dias. 5 dias foi o que chegou para ler uma história com detalhes que me perfizeram buracos na alma. Em tão pouco tempo entrei no drama de um amor à distância, numa relação que gradualmente se degrada com a separação enquanto a vida e os acontecimentos diários tomam proporções inimagináveis. Os acontecimentos requerem decisões e nem sempre essas favorecem as personagens que, tão rapidamente, aprendemos a acarinhar.
Neste livro a minha personagem preferida és tu, John Tyree.
O facto de o livro ser, na sua grande maioria, contado na 1ª pessoa ajuda que o leitor se aproxime da personagem,compreenda as suas motivações e sinta o peso das decisões.
A razão que me levou a ler o livro de uma assentada, foi a estreia da adaptação para o cinema que acontecia em poucos dias.
Creio ter sido a primeira vez que li o livro primeiro e não posso deixar de admitir que nunca, nem num milhão de anos, o filme pode superar o livro.
Uma história de amor que apenas podia ter saído da cabeça do Nicholas Sparks, não podia ser adaptado na integra para o cinema. Um livro que me levou a lágrima ao canto do olho e com o qual tive de me concentrar para não chorar em pleno comboio. Já o filme, que visualmente me agradou muito, não me arrancou nenhuma lágrima.


O que te vou contar a seguir não vai agradar o Sr. Lasse Hallstrom, nem a menina Amanda Seyfried.
A mudança que o Sr. Hallstrom fez no enredo, a maneira fria e rápida (quase crua!) como, com uma carta, terminou a relação deixa muito a desejar.
Ter trocado as voltas às comissões também negligenciou a relação entre pai e filho.
Ter trocado o Tim, trocou-me as voltas a mim.
Para quem leu o livro é impossível não se fazer comparações, principalmente quando a história nos assalta a memória diariamente.
Quanto à menina Amanda Seyfried....lamentavelmente, não me convenceu.
Mas pronto....o Channing Tatum compensou a coisa toda! TODINHA. Ele podia fazer umas comissões, no deserto, só comigo...que eu ia Adooooorrrarrr! E sff....fardado!
Hey Dear John,
call me..+351 960000000... ;)
Love,
Elsa

Não estaria a mentir se dissesse que sempre tive uma pancada secreta por militares. Creio honestamente, que se tivesse nascido e crescido nos Estados Unidos, neste momento estaria casada com um militar. Tendo em conta o curso dos eventos nos últimos anos, provavelmente seria mais acertado dizer que era viúva de um militar.

Voltando ao filme sem continuar a falar mal.
Cenas preferidas: Todas as que tinhas o Channing Tatum....ah não era para dizer? Perdão!
Agora a sério....
o facto de ter sido ele o motivo para o pai começar a coleccionar as moedas.
Ele ter guardado a primeira moeda e usá-la no dia a dia.
O momento em que é baleado. Adorei o que ele disse "I am a coin of the United States Army. I was minted in the year 1980. I have been punched from sheet metal. I have been stamped and cleaned; my ridges have been rimmed and beveled. Now I have two small holes in me, and am no longer in mint condition."
Honestamente, foi a única cena no filme que me tocou. I'm a sucker, não posso ver um homem chorar!
Ah e já agora....onde estava esta música?




E uma lição a reter....
I finally understood what true love meant…love meant that you care for another person’s happiness more than your own, no matter how painful the choices you face might be.

Nicholas Sparks (Dear John)
e esta montagem tá lindaa

Sem comentários: