quinta-feira, novembro 19, 2009

Um Conto de Natal


'Um Conto de Natal' (A Christmas Carol), do britânico Charles Dickens (1812-1870), está, certamente, entre as histórias mais difundidas da literatura ocidental. O enredo traz a figura de Scrooge, um rabugento homem de negócios de Londres, sovina e solitário, que não demonstra um pingo de bons sentimentos e compaixão para com os outros. Não deixa que ninguém rompa sua carapaça e preocupa-se apenas com seus lucros.
Assim, esta história começa com avarento Ebenezer Scrooge (Jim Carrey) que começa a época de Natal com o seu habitual mau humor, gritando com maus modos ao seu fiel empregado (Gary Oldman) e ao seu alegre e carinhoso sobrinho (Colin Firth).
No frio natalicio, ele é visitado pelo fantasma de Marley, o seu sócio, morto há algum tempo. Seguidamente é visitado pelos fantasmas do Natal Passado, do Natal Presente e do Natal Futuro que o levam numa viagem, reveladora de muitas verdades e que o Velho Scrooge não quer enfrentar... Ele vai ter de abrir o coração para apagar anos de ruindade antes que seja tarde demais…

A história foi escrita entre outubro e novembro de 1843, para ser publicada em capítulos de jornal, com ilustrações de John Leech, em dezembro do mesmo ano. O enredo é familiar a todos - foi filmado várias vezes, televisionado, adaptado para o teatro, para crianças, transformado em desenho animado e até em histórias em quadrinhos. Até mesmo a figura de Scrooge teve descendentes, já que o nome original do Tio Patinhas, personagem de Walt Disney, é Uncle Scrooge.

Sem comentários: