segunda-feira, março 09, 2009

Os Produtores


“Os Produtores”, o musical mais premiado de sempre chega finalmente a Portugal com um elenco de luxo bem conhecido do público português:Rita Pereira, Miguel Dias e Manuel Marques são os protagonistas desta comédia musical.

“Os Produtores” tem um elenco de 25 actores e uma orquestra ao vivo de 20 músicos. A produção é de Pedro Costa e Gonçalo Castel-Branco, com encenação de Claudio Hochman, direcção musical de Nuno Feist, direcção de voz de Sara Bello e coreografia de Marco de Camillis.

De volta estarão as luzes e o brilho, a cor e a comédia, a música e a dança, a extravagância e o glamour numa estreia de estrelas, divertimento e emoção própria dos grandes e inesquecíveis momentos. No Coliseu do Porto, de 11 a 19 Abril. Originalmente "Os Produtores" é um filme transformado em comédia musical da Broadway, criado pelo autor, produtor e actor Mel Brooks em 1968.

"Os Produtores" conta a história de um produtor falhado da Broadway (Max) e um contabilista neurótico (Leo) que juntam forças e engendram um esquema inventivo para produzir um musical capaz de os tornar milionários. Para isso decidem produzir o pior musical da história, convencidos que só desse modo poderão conseguir a fortuna com que sonham. De modo a atingir os seus objectivos rodeiam-se dos piores profissionais possíveis. Encontram a pior peça de sempre - "Primavera para Hitler" - um musical neo-nazi escrito por um louco fanático (Franz), contratam o pior encenador do mercado (Roger) e um lote nefasto de actores que inclui uma bomba sueca sem cérebro (Ulla). O seu esquema, supostamente infalível, complica-se quando o musical acaba por ser confundido pelo público e pela crítica como uma sátira genial e fabulosa revelando-se um enorme, e muito inesperado, sucesso de bilheteira.

Rei do politicamente incorrecto, Mel Brooks parte de caricaturas de nazis, gays e intelectuais do mundo do espectáculo norte-americano com o objectivo de ridicularizar a figura de Hitler perante salas esgotadas.

O resultado foi conseguido com distinção e aclamação, estabelecendo o recorde de 12 Tony Awards, o maior número de prémios da história dos musicais da Broadway.

O sucesso do Musical "The Producers" levou a inúmeras adaptações pelo mundo inteiro - Inglaterra, Canadá, Alemanha, Austrália, Israel, Argentina, Japão, Itália, Hungria, Venezuela, Áustria, Grécia, Espanha e Brasil são alguns dos territórios onde o musical já foi encenado.
(In)confidência: Gostei do espectáculo, apesar de achar que havia partes que estavam muito coladas ao filme. Como ponto positivo tenho a evidenciar a originalidade dos anúncios iniciais para desligar os telemoveis e afins, do anúncio de intervalo, e do número musical no fim da peça.

Sem comentários: