quarta-feira, dezembro 12, 2007


As criancas já não são crianças hoje em dia... Elas perdem a sua inocência demasiado cedo. Começam a fumar, a beber, e perdem a virgindade sem sequer terem a maturidade suficiente para saber o que isso representa. A verdade é que elas são cada vez mais controladas e mesmo assim, ou até por isso mesmo, têm cada vez mais comportamentos de risco. Mete medo esta evolução, questiono-me onde em que ponto estaremos daqui a uns anos, com uma nova geração. Porque olho para a minha infância e vejo um mundo totalmente diferente. Era um mundo em que o comportamento mais arriscado que uma criança tinha era roubar dinheiro aos pais para ir comprar gomas ao quiosque lá do bairro... e o risco que corria ou era ficar com uma valente dor de barriga ou levar uma palmada e ficar uma semana de castigo se os pais descobrissem. Um mundo em que não existiam telemoveis, mas sabia-se sempre por onde é que a criança andava e não havia qualquer perigo... As crianças não desapareciam, ninguém lhes queria mal... Um mundo onde até os desenhos animados eram diferentes e não se via a violência que se vê nos dias de hoje. Um mundo em que os anuncios e programas de televisão não gritavam sexdo por todo o lado. As crianças era crianças...

Tenho medo de ter filhos neste mundo que algures pelo caminho perdeu a decência e o bom senso.

3 comentários:

João Marcelo disse...

Bonito post. Reflexão actual e importante... Mas não te deixes abater pela decepção ou pelo medo. Como dizia a Mafalda numa das suas bandas desenhadas "Cabe sempre mais uma estrela no céu"... e isto é válido para imensas coisas (ainda estou para descobrir o verdadeiro alcance desta frase)

|SuBzEr0| disse...

Discordo totalmente.

Sempre existiu maldade e pedófilos. Só que era ou socialmente aceite(antiga grécia/roma) ou não era mediatizado

Os putos sempre fizeram merda e sempre a farão, faz parte de serem miudos e de aprenderem a ser graúdos.

Acho é que as pessoas têm tendencia para quando "crescem" olhar para as gerações que aí vêm e criticar. Criticar cegamente.
Para os nossos pais a nossa geração é a rasca. Para os nossos avós eles eram os hippies e os drogados, para os bisavós eram os liberais, jacobinos, judeus, cristãos hereges. Para todas as gerações há um rótulo.

Não pares no tempo se não corres o risco do tempo passar por cima de ti como um comboio.
E principalmente não apontes o dedo as novas gerações com um sentimento de impunidade.
A presente situação social é apenas reflexo do que foi construído antes por outros e por nós próprios agora.
Se está mal, vamos mudar e fazer do mundo um sitio melhor.
Educar os miudos para n cairem no consumismo e verem que existe algo mais para além dos bens materiais na vida social é um principio.
Educar sem tabús é o que se pede!!!

Marta da Cunha e Castro disse...

Não digo que antes não houvesse maldade, até porque a maldade existe desde o inicio do mundo. Digo é que hoje em dia as crianças cada vez são menos crianças, na medida em que cada vez começam a fazer as coisas mais cedo. É óbvio que fazem merda e que sempre irão faze-la. Mas há uma diferença entre fazer merda e o crescer demasiado depressa (e não no bom sentido). Os putos cada vez fumam mais cedo, experimentam drogas mais cedo, apanham a sua primeira bebdeira quando deviam era andar a beber leitinho, perdem a virgindade quando ainda mal sabem o que é o período!! Eu não critico cegamente, sei ver que a minha geração também teve coisas más. A evolução não tem de ser má, mas a verdade é que não trás só coisas boas. E acho que há determinadas coisas que se devem tentar conservar e não, em vez disso, se inventar desculpas e dizer que é o preço da evolução. Porque se esse é realemnte o preço, é um preço demasiado caro e que será pago a longo prazo a uma taxa de imposto que não será sustentavel.