segunda-feira, junho 08, 2015

Um mês sem ti. And still counting.



Fazes-me falta, avózinha. Quem me dera ainda te ter aqui. Queria pegar-te na mão, deitar-me a teu lado, tal como costumava fazer. Dar-te um abracinho, ouvir-te chamar-me "minha menina". Até me podias trocar o nome, como acontecia de vez em quando. Eu prometo que nem te corrigia... podia ser a minha mãe ou alguma das minhas tias, não interessa porque seria-o contigo. Dói-me que não me vejas crescer. Sim, crescer. Porque eu ainda sou pequenina. Porque ainda sou aquela menina que foi viver contigo com três aninhos, a menina que levavas à escola, a menina que ia contigo para a horta... a tua netinha. Sou eu. Não sou? Diz-me que sim. Diz-me qualquer coisa... mesmo que seja um "queres 5 euros para ires comprar umas calças novas?" num tom juncoso só porque levei as minhas calças rasgadas vestidas. E agora quem me vai fazer arroz de feijão com pescada frita? Ninguém... Nem eu quero comer mais se não for pela tua mão!! Lembro-me tão bem de ser pequenina (mais pequenina quero eu dizer) e de como eu gostava de ser sábado porque sábado era o dia em que o almoço era arroz de feijão com pescada frita, como se essa fosse a comida mais gourmet do mundo. Talvez fosse... pa mim. E o pão-de-ló que me fazias todos os anos no meu aniversário? Lembras-te? Eu nunca me vou esquecer. Tal como nunca me vou esquecer das tuas mãos. De como gostava de brincar com as tuas veias saídas (Aquelas coisas que a idade nos vai fazendo não é?), que para mim eram de um total fascinio... (Engraçado como as crianças vêem o mundo com uns olhos tão diferentes dos nossos... ) E de como eram quentinhas. Ainda agora, com esta idade, te pedia para me aqueceres as mãos. Na verdade, não sei se eram as tuas mãos que aqueciam as minhas, ou se era o teu amor. E o quanto eu não dava para que mas pudesses aquecer mais uma vez. Ou melhor, para que eu as pudesse aquecer mais uma vez, nas tuas. Sim, eu. Porque o privilégio seria meu. Tu serias o meu privilégio, avózinha. Já te disse que sinto a tua falta?

Sem comentários: