quinta-feira, novembro 29, 2012

AE VIP - Anna Karenina

Sinopse: 
Rússia czarista, final do século XIX. Anna (Keira Knightley) é uma jovem mulher casada com Alexei Karenin, um destacado oficial de São Petersburgo, habituada a frequentar os mais altos círculos da sociedade. A sua existência é tranquila até ao momento em que conhece o irresistível conde Vronsky (Aaron Taylor-Johnson ), com quem cria uma ligação que mudará a maneira como ela se vê a si mesma e ao mundo. Porém, em São Petersburgo, depressa o caso amoroso entre Vronsky e Ana se torna conhecido e Karenin (Jude Law), seu marido, sofre as humilhações da opinião pública devido ao adultério da esposa. Assim, sentido a pressão de uma sociedade profundamente machista e moralista, entre um amor que não controla e o dever de esposa e mãe, Ana acaba por se abandonar a um avassalador sentimento de dor e culpa... Terceira colaboração entre Keira Knightley e o realizador Joe Wright, depois dos premiados sucessos de "Orgulho e Preconceito" e "Expiação", a épica história de amor adaptada do clássico de Leo Tolstoy, publicado entre 1875 e 1877 no "The Russian Messenger", uma dos mais influentes revistas russas da época.

(In)confidência:
Hoje fui à antestreia Vip deste filme que foi no Teatro Nacional de São Carlos, um teatro simplesmente lindissimo!! =) Nunca tinha tido o prazer de entrar na sala principal e tenho a dizer que adorei!! E, embora o conceito possa parecer um pouco esquisito, o de ir ver um filme no teatro, a verdade é que não consigo imaginar melhor maneira de o fazer, depois de ter visto o filme. Mas claramente as cadeiras não são de todo confortáveis para se estar sentado duas horas a olhar para cima =P Mas valeu pela experiência!!
Quanto ao filme, Joe Wright conseguiu aqui criar um conceito de filme um pouco diferente na medida que o apresenta como se fosse uma peça de teatro, em que até as próprias cenas vão mudando à medida que se vai mudando o próprio cenário como se o espectador estivesse realmente sentado na bancada a assistir a uma peça, dando-lhe um cunho muito especial.
Apesar de tudo, acho que o filme ficou àquem dos sucessos de "Orgulho e Preconceito" e Expiação"... Por muito estranho que possa parecer, a mim fez-me lembrar um musical mas sem ser cantado e houve alturas que me lembrou o Moulin Rouge.
De qualquer forma, não posso deixar de apontar a interpretação magnifica de Keira Knightley que dá uma profundidade incrivel à personagem complexa de Anna.

Nas palavras de William Shakespeare:
“O mundo inteiro é um palco, e todos os homens e mulheres não passam de meros actores; têm saídas e entradas, e cada um no seu tempo representa diversos papéis”.

Sem comentários: