quarta-feira, março 16, 2011

Sismo e Tsunami no Japão - imagens que valem por mil palavras

O primeiro sismo, seguido de pelo menos quatro réplicas fortes, foi registado às 14h46 locais (5h46 em Lisboa), da passada sexta-feira, a 179 quilómetros a leste de Sendai, ilha de Honshu, e a 382 quilómetros a nordeste de Tóquio, segundo o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS).

O abalo desencadeou vários tsunamis, que ainda se encontram a caminho de mais de dezenas de países da costa do Pacífico. Uma enorme onda, de 10 metros, carregada de lama e detritos, arrastou carros e casas na costa de Sendai, no nordeste do Japão.

O sismo de magnitude 8,9 na escala de Richter e o tsunami que se lhe seguiu deixaram um rasto de destruição e morte no Japão. As autoridades acreditam que o número de mortos possa chegar aos 10 mil. Esta quarta-feira, as autoridades davam conta de 3,771 mortos e 8.181 desaparecidos. Fukushima (que tem 6 reactores nucleares) representa ainda um enorme problema e uma preocupação constante face à ameaça de desastre nuclear, havendo ainda quem fale numa situação à semelhança ou até pior à de Chernobil.

Aqui ficam imagens que valem por mil palavras:







Sem comentários: