sexta-feira, março 18, 2011

Quem quer ver a lua comigo no sábado?

No próximo sábado, dia 19 de Março, a lua vai parecer invulgarmente maior, porque vai ficar tão próxima da Terra como não acontecia há 18 anos.
O fenómeno de aproximação da lua à Terra é designado perigeu e explica-se por a órbita deste satélite não ser circular, mas elíptica. A coincidência é haver um perigeu que também coincide com a lua cheia, e isso dá uma lua maior do que o habitual.
Este perigeu vai fazer com que a lua esteja a cerca de 356 mil quilómetros da Terra, enquanto que em média está à volta dos 360 mil quilómetros de distância. Isto equivale a dizer que a lua se aproximará da Terra cerca de quatro mil quilómetros, sendo 12% maior e 30% mais luminosa.
Mas os fenómenos astronómicos do próximo fim-de-semana não se ficam por aqui: no domingo há o equinócio da primavera, dia que marca a mudança da estação e em que o dia e a noite têm exactamente a mesma duração.

(In)confidência: Num fim-de-semana em que tudo vai ser mais especial, procura-se uma companhia à altura para partilhar a maior lua e o dia seguinte, em que o dia vai ser igual à noite. Ainda por cima, quando se tem especulado tanto quanto à influência que a aproximação da lua pode ter sobre a Terra, designadamente desencadeando catástrofes naturais... sabemos lá nós o que pode acontecer! =P

Sem comentários: