domingo, setembro 02, 2007

Dalí no Palácio do Freixo

Quem me conhece sabe que eu sou uma aficcionada em Dalí, por isso mesmo não poderia deixar de ir à exposição temporária presente no Palácio do Freixo. Esta exposição é constituída por 285 peças de Salvador Dalí, entre desenhos, esculturas e quadros originais. Uma exposição um pouco diferente daquelas que estamos habituados a ver de Dalí... Não havia relógios derretidos, mas bem podiam ter derretido o meu porque eu ficava lá mais umas largas horas só a observar... porque a mente deste artista vai bem para lá do louco ou absurdo ou incomprensível... Foi um génio preso nas pinceladas que dava com a sua mente. Quadros diferentes dos habituais, foi com eles que nos presenteou... pinceladas largas e simples, quase como se fosse outro pintor qualquer, era dificil, em muito dos quadros, identifica-los como caracteristicamente de Dalí.


Propriedade da Fundação Metropolitana de Milão, Itália, as peças escultóricas revestem-se de um carácter especial: são as únicas que o catalão modelou com as próprias mãos. Todas as outras, apesar de resultarem do seu génio, foram executadas por outros artistas.
Em 1975, Salvador Dalí recebeu um pedido especial de Isidoro Clot, um amigo e coleccionador madrileno, que lhe encomendou uma série de esculturas que só viria a terminar em 1982. Essas peças, que - entre outras - podem ser vistas até 4 de Novembro, integram a colecção Clot, a partir da qual é organizada esta mostra, e representam a expressão artística dos seus últimos anos de actividade.
A colecção já viajou por meio mundo e vinha a ser assediada pela Câmara Municipal do Porto (entidade organizadora do evento através da empresa municipal Porto Lazer) há cerca de três anos. No entanto, não são visíveis quaisquer acções de promoção do evento na cidade.
Os visitantes poderão ver esculturas monumentais como Mulher Nua Subindo a Escada ( onde uma mulher sobe uma escada, sabendo desde o inicio que nunca conseguirá chegar...mas o importante não é chegar mas subir)
,

Cavalo com Jóquei Tropeçando, Homem sobre Golfinho, Perseo (Perseu foi o héroi mítico grego que decapitou a Medusa, monstro que matava apenas pelo olhar. A Górgona Medusa era tão hedionda que quem olhasse o seu rosto transformava-se em pedra. Perseu precisaria da ajuda dos deuses para vencê-la e Zeus, seu pai, certificou-se de que essa assistência lhe fosse oferecida: Hades, o rei do mundo subterrâneo, emprestou-lhe um capacete que tornava invisível quem o usasse; Hermes, o mensageiro divino, deu-lhe sandálias aladas; e Atena deu lhe uma espada e um escudo. Perseu pôde fitar o reflexo da Medusa e, assim, decepou-lhe a cabeça, sem olhar diretamente para seu rosto medonho.),

Trajano a Cavalo, mas também trabalhos como Dom Quixote Sentado, Elefante Cósmico( que eu gostei muito mas, que da qual, infelizmente, não tenho foto), Gala Gradiva, Mercúrio e Divindade Monstruosa. Obras que não se resumem a objectos surrealistas, mas "representam a maturidade e o classicismo de Dalí", opinava o já falecido A. Reynolds Morse - fundador e antigo director do Museu Dalí de Sampetersburgo, na Florida, e amigo de longa data do pintor -, como pode ler-se na página da Internet da Fundação Metropolitana de Milão.
A mostra desvenda ainda a capacidade gráfica do espanhol, com ilustrações da Biblia Sagrada. A"Biblia Sacra" foi publicada em 1969 por Rizzoli. Há 105 litografias a partir dos guaches originais. Estas litografias são feitas em papel, assinadas no bloco, e a assinatura de Dali encontra-se em marca de àgua.



















( o resto das litografias pode ser visto neste site: http://www.lockportstreetgallery.com/BibliaSacra.htm ) ,Fausto, de Pierre de Ronsard (doze litografias), Gargântua e Pantagruel, de Rabelais (25 litografias),
e Tricórnio, de Pedro de Alarcón (vinte xilografias).

Sem comentários: