sexta-feira, setembro 16, 2016

Jardim Tropical Monte Palace

No séc. XVIII, o Cônsul inglês, Charles Murray, comprou uma propriedade a sul da igreja do “Monte” e transformou-a numa belíssima quinta, então chamada “Quinta do Prazer”. Nos finais do séc. XIX, algumas das famílias mais prósperas da Madeira costumavam viver em belas quintas situadas nos arredores do Funchal.

Em 1897, Alfredo Guilherme Rodrigues, adquiriu a referida quinta e, inspirado nos palácios que havia visto nas margens do Rio Reno, construiu uma residência com características de palácio e que, mais tarde, foi transformada num hotel com o nome de Monte Palace Hotel.

Este hotel era frequentado por pessoas importantes, nacionais e estrangeiras, que apreciavam e gozavam este maravilhoso recanto com a sua esplendorosa vista sobre o Funchal e toda a paisagem natural que o circundava.

Em 1943, Alfredo Guilherme Rodrigues, faleceu. Infelizmente, a sua família não deu seguimento ao seu projecto, o que originou o encerramento do hotel, tendo, entretanto, passado para as mãos da instituição financeira “Caixa Económica do Funchal”.

Em 1987, aquela instituição financeira vendeu a propriedade ao empresário, José Manuel Rodrigues Berardo, que, por sua vez, a doou à Fundação que o próprio fundou e à qual deu o seu nome. Foi assim que nasceu o Jardim Tropical Monte Palace (Monte Palace Tropical Garden).

Desde a sua aquisição o “Jardim Tropical Monte Palace” tem sido enriquecido com plantas exóticas endémicas de vários países (Cicas e proteas da África do Sul, azáleas da Bélgica, urzes da Escócia, etc.), assim como, com plantas indígenas das florestas madeirenses (Laurissilva, nomeadamente, fetos, cedros, loureiros, loureiros das Canárias, etc.). As lagoas foram também enriquecidas com a introdução de peixes Koi. Foram, ainda, construídas mais duas lagoas com a capacidade de 300.000 litros, estando equipadas com um sistema sofisticado de filtragem e purificadores de água, sem o uso de químicos, assegurando, assim, um habitat saudável para os peixes, que apresentam aos visitantes uma esplêndida variedade de cores.

Os passeios do jardim estão enriquecidos com ornamentações ostentosas de cantaria, janelas, nichos, pagodes, budas, lanternas e esculturas, de diferentes partes do mundo, culturas e épocas.

Ao passear pelo jardim, poderá apreciar a famosa colecção de azulejaria (séc. XV-XX), um painel composto por 166 azulejos vidrados de terracota, cujo título é “A Aventura dos Portuguesas no Japão”, um grupo de 40 painéis que retratam a História de Portugal, incluindo os acontecimentos mais importantes dos Reinados e Repúblicas.

Esperamos que nos visite, caso isso não seja possível, apresentamos este website para que possa partilhar connosco um pouco deste paraíso que é o Jardim Tropical Monte Palace.



















Sem comentários: