segunda-feira, abril 25, 2016

Uau!! @ Gruta das Maravilhas - Aracena

A entrada para a Gruta de las Maravillas, fica mesmo no sopé do monte coroado pelo Castelo de Aracena. Esta elevação em rocha calcária, é uma espécie de ilha no meio dos xistos da Serra de Aracena, e contém no seu interior grutas e galerias de origem cársica.

A Gruta das Maravilhas é uma fonte inesgotável de beleza, forjada pelo tempo sobre a natureza, com a ajuda de elementos simples como água e as rochas. A vastidão dos seus lagos, a abundância e variedade de formações, bem como o comprimento do seu desenvolvimento, tornam este um complexo enterrado de grandes e belas paisagens subterrâneas. Descoberto nos finais do século XIX só em 1914 é que foi aberto ao público pela primeira vez, sendo a primeira gruta turística de Espanha. 

Trata-se de una cavidade freática originada pela acção erosivo-disolutiva das águas sobre as rochas calcárias do cerro do Castelo. E nela se manifestam, uma série de formações cársicas de extraordinária beleza: estalactites verticais e excêntricas, estalagmites, cortinas listadas, etc.. Estende-se por uma longitude total conhecida de 2.130 metros, dos quais só 1.200 m são visitáveis.







Sem comentários: