quarta-feira, julho 17, 2013

AE "A Loja dos Suícidios" - Crítica

Sinopse:
Eles vivem numa cidade melancólica, triste e desesperada, onde a taxa de suicídio aumenta de ano para ano. Para levar a vida, esta família ganha o seu sustento com a loja mais concorrida da cidade, a loja dos suicídios, onde disponibiliza todo o material para sossegadas formas de pôr fim à própria vida. Tudo corre como esperado até nascer Alen, o terceiro filho. Ao contrário de toda a gente daquele lugar, ele é a verdadeira encarnação da alegria de viver. Assim, à medida que cresce, aquele menino vai alterar a dinâmica familiar, contaminando, com as suas gargalhadas e energia positiva, um mundo absolutamente avesso à felicidade. E até na loja, sem que alguém se aperceba, começa a evitar os suicídios dos clientes, ao dar-lhes motivos para olharem o mundo de uma outra maneira... 
Primeiro filme de animação do realizador Patrice Leconte ("Rua dos Prazeres", "10 Dias para Encontrar um Melhor Amigo"), é baseado na novela homónima escrita, em 2007, pelo francês Jean Teulé. 

(In)confidência:
Numa época de crise não há melhor negócio que uma Loja de Suicidios, onde se pode encontrar um pouco de tudo: venenos, armas, a até mesmo cordas para enforcamento... Um presente para oferecer ou até para si mesmo para lhe alegrar um dia cinzento! É mais ou menos assim que nos é apresentada esta nova animação que nos surge pelas mãos do estreante Patrice Leconte. 
Apesar de, no geral, ter gostado bastante deste filme, em grande parte pelo seu humor negro e inteligente, sou da opinião que a parte musical era claramente dispensável ou então que poderia ter sido francamente reduzida a uma ou a duas canções. 
Ah, e desenganem-se porque este filme ainda que com um tom musical e um final digamos que feliz (final esse que eu preferia que tivesse sido outro, porque de certa forma é como se o filme perdesse aquele noir o que vai caracterizando ao longo da narrativa), é tudo menos infantil. 
Pelo seu humor negro e tom depressivo, sou da opinião que este livro deveria ter sido adaptado para o cinema pelo realizador Tim Burton.

Sem comentários: