quinta-feira, janeiro 10, 2013

Visionamento - Zero Dark Thirty - Review

Sinopse:
A caça a Osama bin Laden inquietou o mundo e dois Governos Americanos durante mais de uma década. Mas, no final, foi uma pequena e dedicada equipa de operacionais da CIA que o conseguiu localizar. Cada pormenor da missão foi preparado no mais completo segredo. Embora alguns dos detalhes tenham sido, entretanto, tornados públicos, grande parte dos aspetos mais relevantes desta operação - incluindo o papel central desempenhado pela equipa - são agora trazidos pela primeira vez para o grande ecrã de forma subtil e envolvente pela dupla criativa vencedora de três Óscares com ‘Estado de Guerra’: Kathryn Bigelow e Mark Boal. 

(In)confidência:
O ataque às torres gémeas e a consequente caça e captura de Osama bin Laden foram uns dos marcos na história recente norte-americana, ou não fosse ele uma das figuras mais procuradas das agências de segurança norte-americanas. Este novo filme da realizadora Kathryn Bigelow dramatiza os eventos que conduziram à captura de Osama bin Laden, baseando-se em factos reais, alguma ficção e informação confidencial que a ser verdade deve estar a dar algumas dores de cabeça lá para os lados de Langley. Quanto a mim, tenho a dizer que gostei imenso do filme e que o achei bem melhor que o "Estado de Guerra", mas pronto eu também sou da opinião que o "Estado de Guerra" não merecia ter levado o óscar...
Jessica Chastain tem aqui um desempenho soberbo que bem lhe pode valer o óscar de melhor actriz.
Para quem não sabe, aqui vai uma curiosidade: o título do filme faz referência ao vocabulário utilizado pelos militares para indicar a hora mais escura do dia, ou seja, a hora ideal para o ataque. Zero dark thirty é um termo usado pelas Forças Armadas dos EUA para se referir a uma hora não especificada da madrugada em que o céu ainda está todo escuro.


Sem comentários: