terça-feira, setembro 04, 2012

AE Balas & Bolinhos - o último capítulo

Em 2000, Luís Ismael surpreendeu o país com uma pequena produção independente e sem financiamento que alcançou um enorme sucesso junto ao público. Quatro anos depois voltou com a segunda parte que, com apenas sete cópias, fez com que cerca de 58 mil espectadores enchessem as salas de cinema durante os quatro meses que se manteve em exibição. Agora, em 2012, chega às salas "Balas e Bolinhos - O Último Capítulo" que é, como o próprio nome indica, a última parte da saga do mais famoso grupo de "cromos" do Norte: Culatra, Rato e Bino. 


Neste (ao que tudo indica) derradeiro capítulo da saga cómica Balas & Bolinhos, Tone regressa a casa do pai que está doente e às portas da morte. Quando os quatro se reencontram, iniciam mais uma aventura das suas e a que os espectadores estão ansiosos para assistir.

Tornou-se um autêntico fenómeno por entre o público português. A comédia física, de linguagem, de situação e diálogos fundiram-se num só filme. Balas & Bolinhos representa a necessidade que a sociedade portuguesa tem de rir com tantos disparates. A trilogia é, inegavelmente, uma das produções cinematográficas portuguesas que mais se destaca na categoria de comédia e conseguiu ascender a tamanho nível de fama que é difícil alguém não reconhecer o seu nome. A comicidade das películas, assegurada pelos actores J. D. Duarte, Jorge Neto, João Pires e Luís Ismael, foi o primeiro degrau rumo ao sucesso.

Chamava-se Balas porque era um filme sobre criminosos e, como não havia dinheiro para dar tiros e partir coisas, as balas que eles lançavam eram as barbaridades que diziam pela boca e bolinhos em honra a esse ‘ícone’ da sociedade portuguesa, esse ‘porta-chaves’ da gastronomia nacional, o célebre bolinho de bacalhau”, explicou Luís Ismael, numa entrevista passada.

A longa-metragem que, em 2001, foi filmada quase sem recursos e financiamento, viria a conquistar tantos fãs que, em 2004, o caso mudou de figura. Balas & Bolinhos – O Regresso teve cerca de 58 mil espectadores ao longo dos quatro meses em que foi exibido.

Passados oito anos, Luís Ismael continua no comando da película. Além da interpretação de Tone, a realização e o argumento, assume a função de produtor executivo. O filme, agora em 2012, gera uma expectativa ainda maior daquela que havia em 2004 para conhecer o segundo capítulo. Balas & Bolinhos 3 foi filmado em diversos pontos do país e, também, em território internacional. Poder-se-á dizer que o último capítulo da saga é um dos grandes desafios da comédia portuguesa para este ano. Jaimão, Fernando Rocha, Jel, Francisco Menezes e Jason Ninh Cao são alguns dos convidados para o término desta trilogia.

Descrito pelo realizador como “filme cómico Made in Portugal”, esta será “a oportunidade de testemunhar o amadurecimento do projecto, verificar que estas personagens estão mais definidas e, acima de tudo, que mantivemos a linha e a postura dos dois filmes anteriores.

Um filme a não perder!!! 

Sem comentários: