terça-feira, maio 26, 2009

Maria João Quadros ao Vivo no Coliseu dos Recreios



Uma voz sublime numa noite de fados inesquecível


Maria João Quadros é, há muitos anos, figura de proa no meio fadista. Nos retiros e nas casas de fado, Maria João foi construindo, noite a noite, um prestígio que a coloca actualmente como uma das mais importantes figuras do Fado.

Foi esse prestígio que permitiu que compositores brasileiros de primeira linha se congregassem à sua volta para fazerem um disco de "fados" que juntasse o melhor da canção portuguesa com o melhor da música popular brasileira. Seduzidos pela emissão da sua voz que é absolutamente única e rara, mesmo no meio do fado, e pela sua alma onde o fado é soberano, Ivan Lins, Francis Hime, Zeca Baleiro, Chico César, Olivia Byington, entre muitos outros, deitaram mãos à obra a esta tarefa de fazer fados para uma fadista castiça e verdadeira.Este encontro tão feliz exige uma celebração. Celebração que congrega a música de Portugal, do Brasil, mas também da música africana, ou não fosse Maria João Quadros natural de Moçambique. Essa celebração ocorrerá no palco do Coliseu dos Recreios, em Maio. Será uma oportunidade rara e irrepetível de assistir, por um lado, ao fado mais verdadeiro, cheio de sangue e alma, herdeiro directo dos grandes nomes do fado com quem Maria João conviveu e, por outro lado, de escutar toda a modernidade que este novo disco anuncia, com instrumentistas modernos, harmonias mais complicadas, melodias que, rapidamente, se tornarão em clássicos.

Pelo palco do Coliseu, Maria João passear-se-á pela música de vários países de expressão portuguesa, com especial destaque para Portugal, Brasil, Cabo Verde e Moçambique, consciente que está de que o fado é uma coisa muito séria e sendo um país, não se esgota nas nossas fronteiras mas antes se espraia e reinventa por todo o mundo de língua portuguesa.


(In)confidência: Com o patrocinio do Blogue de Letras.

Sem comentários: