terça-feira, maio 22, 2018

Eurovisão - I'm not your Toy


Israel foi o vencedor da 63ª edição do Festival Eurovisão da Canção, com o tema ‘Toy’, interpretado por Netta Barzilai. Portugal, infelizmente, como todos sabemos, representado por Cláudia Pascoal e Isaura ficou em último lugar. E embora se diga muito sobre a canção que levamos a concurso, tenho a dizer que da minha parte eu até gosto bastante da música. Não que fosse a melhor música, mas nao merecia certamente ter ficado em último... mas são opiniões.

Israel já não ganhava há 20 anos a Eurovisão e obteve a maior pontuação que já alguma vez teve (529 pontos), atribuída pelos espetadores de cada país e ainda pelos júris nacionais dos 43 países que participaram na edição deste ano que, este ano, se realizou na Altice Arena, em Lisboa.

E, como é obvio, por estes lados, os memes e piadas não tardaram, ou não tivessemos nós o nosso próprio Toy!

E, como o Toy é um grande senhor, também entrou na brincadeira e cantou uma versão da música vencedora da Eurovisão juntamente com o Eduardo Madureira, no programa "5 para a Meia-Noite". Muito bom!!!

Polémicas à parte, Netta foi uma das intérpretes mais carismáticas do Festival Eurovisão da Canção 2018. A música "Toy", inspirada no movimento #Metoo e no empoderamento feminino, valeu-lhe a vitória na noite da grande final do festival. As referências às galinhas presentes na canção falam na realidade dos "cobardes" que não respeitam as mulheres.

Aos 25 anos, Netta é fundadora do grupo "The Experiment" e faz parte do grupo Gaberband que a levou a atuar em várias localidades de Israel. Venceu a versão israelita de "Ídolos" e foi após essa vitória que foi convidada a concorrer ao festival de música que decorreu em Lisboa. 

A cantora cresceu na Nigéria, foi educadora de infância, empregada de mesa, e professora numa escola de enfermagem. Estudou na prestigiada escola de música Rimon, em Israel, e fez o seu serviço militar na banda musical nas forças armadas navais israelitas. 


Surpreendente é a versão acustica desta música que tem dado tanto que falar, e que vos convido a ouvir. Muito melhor que a versão original. Vale a pena.

Sem comentários: