sábado, fevereiro 21, 2015

E hoje foi noite de "Irish Celtic" xD


Foi nos dias 21 e 22 de Fevereiro que a companhia de bailado Irish Celtic e fez as delícias do público português que se deslocou até ao Grande Auditório do CCB para uma noite repleta de música, dança, história e também de muitas emoções.

Cheio de auto-apreciação pelo estereótipo irlandês, o espétaculo começa com alguns dos intervenientes a contarem uma anedota com um sotaque irlandês muito marcado e (propositadamente) imperceptível, o que serve como uma ponte para o ínicio de uma narração feita completamente em português do princípio ao fim, ainda que com alguns erros este factor foi nada mais que impressionante.

Tendo como cenário um típico Irish Pub, esta maravilhosa companhia, conta-nos a história de um pai que vê o filho como um desastre e incapaz de eventualmente tomar conta do negócio de familia, o próprio Pub onde se desenrola a acção.

De uma forma muito especial, o trabalho do pai é transformar o seu filho em alguém com orgulho na sua nacionalidade e na sua história, fazendo-o perceber o papel crucial do Pub na cultura tradicional irlandesa. Para tal conta com uma maravilhosa companhia de bailado que lhe demonstra o que tanto a sua tradição tem para oferecer. É com muito humor que nos contam as histórias dos povos que oprimiram o povo irlandês, falando até de muitas tragédias que os afligiram enquanto nação, usando a dança e a música como forma de encarnar o seu conhecido espirito lutador, e poder ultrapassar todos esses obstáculos com um sorriso na cara e com muita festa para dar. Festa essa, na qual, o público rapidamente se envolveu, com muitas palmas que acompanharam o ritmo da música, quase parecendo que a qualquer momento irrompiriam até ao palco para fazer parte da dança, bem como aplausos fervorosos no final de cada perfomance.

Desde histórias de amor à tragédia do emigrantes irlandeses a bordo do Titanic, e sem nunca deixar de fora o seu carinho pelo whiskey, é-nos revelado um lado da cultura Irlandesa que é desconhecido para muitos. O Pub é então mais que uma tradição, é quase uma maneira de ser e estar na vida, acompanhando as suas vidas pelo seu enorme cariz social, um sitio de paz e de fraternidade onde todos se juntam e partilham as suas histórias através do ritmo,dança e canto.

São frequentes os números musicais, algo claramente apreciado pelo público, que se deixa encantar pelo som, por vezes melancólico, da gaita de foles. Contando as histórias de inumeras pessoas que partiram da sua terra para procurar melhores oportunidades noutros paises, mas que nunca esconderam nem esqueceram o amor que nutrem pela sua pátria, dando-o a conheçer por todo o mundo através do seu estilo festivo.

Foi com esta noite mágica e cheia de história que a companhia de bailado Irish Celtic, vai certamente deixar saudades ao público português. Mas enquanto esperamos por mais espétaculos, levantamos os nossos copos para José Mourinho e Cristiano Ronaldo e saudamos como fazem na Irlanda: Slainte!

Sem comentários: