quarta-feira, outubro 17, 2012

AE Frankenwennie

(In)confidência: 
Foi em 1984 que um jovem realizador da Walt Disney decidiu fazer uma curta-metragem em live-action que contava a história de um rapazinho que recriava o conto de Frankenstein ao ressuscitar o seu adorado cão, ideia essa que lhe valeu o despedimento da Disney, tendo sido argumentado que ele gastava demasiado dinheiro a produzir filmes que eram claramente inadequados para crianças. O filme em questão era "Frankenweenie" e o jovem realizador de 26 anos chamava-se Tim Burton.
Quase trinta anos depois, parece que a Disney percebeu o erro que cometeu e decidiu recontar a história dos inseparáveis Victor e Sparky, desta vez no formato de longa-metragem. Tal como a curta-metragem original, Frankenweenie mantém-se a preto e branco, mas junta-se-lhe uma inovação: o 3D. 
O novo filme de Burton é um regresso ao passado cheio de novidades, que assegura, todavia, uma originalidade de que já sentíamos falta. A animação é deliciosa, em stop motion, e com o marcado estilo do realizador bem presente.Entre estes caricatos e inesquecíveis personagens que povoam o universo de “Frankenweenie” encontra-se Edgar 'E' Gore, um rapaz muito semelhante ao corcunda que ajudava Dr. Frankenstein em “Frankenstein”, ou a um familiar muito próximo de Peter Lorre; Elsa Van Helsing (Winona Ryder), a dona de Persephone (cadela que gera o interesse amoroso de Sparky e protagoniza um momento hilariante com este último que evoca “The Bride of Frankenstein”); Nassor, um rapaz que parece saído de “A Múmia”; a “weird girl” uma rapariga cujo nome adequa-se à personalidade, que tem um gato capaz de “prever” acontecimentos importantes através dos seus excrementos, entre muitos outros personagens que evocam a atmosfera dos clássicos filmes de terror, embora com uma dose de loucura, humor e muito coração.
Simplesmente brutal este filme!!! 



Sem comentários: