sexta-feira, abril 02, 2010

The Crazies - Desconfia dos Teus Vizinhos

The Crazies, o original de George Romero, era um exercício de ficção científica em torno da falta de limites do governo e da possibilidade da população se revoltar contra a imposição do poder militar.
Tinha um certo toque de horror, mas ele servia o propósito de explanar os efeitos da culpa nascida no seio do Poder e de comentar o tópico social de que a população deve ter a capacidade de fazer exigências - de informação, se de nada mais - aos que a governam.


The Crazies, o filme que agora estreia, é apenas o que sobra da leitura de Hollywood de um tópico assim: uma porção de terror para uma porção de acção.
Ainda que em pano de fundo o efeito que origina o desenrolar do filme seja o mesmo, a verdade é que a intervenção militar, o desleixo governamental e a revolução popular são apenas notas de rodapé de um filme que, em hora e meia, não faz muito mais do que tentar acertar com dois ou três sustos e seguir um padrão tipificado para um filme sobre um grupo de pessoas em fuga.


No filme não há um verdadeiro caos, nem uma verdadeira paranóia. Tudo parece mimeticamente disposto para se parecer com a hipótese de uma pequena cidade esta a ser dominada por um vírus que transforma as pessoas em assassinos tresloucados - e, consequentemente, pelo exército.
No entanto não há "vida" nessa imagem que tentam fazer passar e conseguimos antecipar para onde vai a história a cada momento, até ao ponto final que só os dois personagens que sobram parecem incapazes de adivinhar.
Isto, tanto para um filme de terror, como para um filme de fuga, é um péssimo sinal e um efeito anulador de qualquer pretensão que o filme possa ter.


A impressão deixada por The Crazies, mesmo com algumas sugestões acerca das personagens, dependeria sempre do ambiente criado e da reflexão social - mesmo que involuntária - que apresentasse.
Esvaziado disso como foi do original para o remake, a verdade é que The Crazies passa a ser apenas um filme com pouco mais do que algum interesse, alguma perícia, mas nenhuma relevância.
Isso, sinceramente, é uma pena, pois quase 30 anos depois, o filme de George Romero continua a fazer sentido ser visto, enquanto a sua readaptação já se esgotou. Mas lá está, o filme de Romero falhou nas bilheteiras para com o tempo ganhar algum culto e reconhecimento, enquanto que este The Crazies poderá ter garantido desde já o seu sucesso na bilheteira apenas para ser esquecido com o passar dos anos.


Ler mais em: http://splitscreen-blog.blogspot.com/2010/04/crazies-desconfia-dos-teus-vizinhos-por_05.html


Sem comentários: