domingo, dezembro 06, 2009

Republicar "Boneco Amarelo"


Já tinha tentado vê-los ao vivo umas vezes, mas estava difícil, havia sempre fenómenos estranhos a meterem-se no meio do caminho. Mas desta foi de vez!!!
Apesar de já ter sido à algum tempo, aqui ficam algumas fotos e vídeos de um concerto espectacular, mas que soube a pouco, não fazia mal nenhum mais uma meia hora de concerto!!! =P

Depeche Mode no Pavilhão Atlântico [texto + fotos] -

Os Depeche Mode que hoje subiram ao palco estão diferentes e isso notou-se, à saída, nos comentários de alguns fãs que viram também a actuação de 2006. Dave Gahan continua a ser um anfitrião ímpar, Martin L. Gore e Andrew Fletcher continuam a dar o litro, mas a voz do líder começa a denotar algum cansaço. Não foram poucas as vezes que o cantor deixou a multidão cantar os refrões dos hinos maiores da banda e em "Wrong", o primeiro single do álbum que serve de pretexto à actual digressão, além de ter entrado fora de tempo, algo mais pareceu estar "errado".

Depeche Mode no Pavilhão Atlântico [texto + fotos] -

O público, no entanto, não se preocupou minimamente e rendeu-se sem reservas à arte dos britânicos. Apesar de o álbum editado este ano, Sounds of the Universe dar o nome à digressão, a banda retirou dele apenas quatro temas, com três deles logo a abrir: a dança sedutora de "In Chains" alimentou a euforia do início de espectáculo com os seus ritmos penetrantes, "Wrong" mostrou a força da alma gótica da banda em imagens ultra-saturadas projectadas no ecrã gigante (e tirou proveito de ser êxito recente para deixar o público a rebentar em aplausos) e "Hole To Feed" hipnotizou em dança sedutora. "Miles Away/The Truth Is" chegaria um pouco mais para a frente, confirmando o que já se sabia: é provavelmente um dos momentos menos inspirados das canções mais recentes da banda.

Depeche Mode no Pavilhão Atlântico [texto + fotos] -

O regresso ao passado começou com o maravilhoso "Walking in My Shoes" atentamente observado por um olho de corvo projectado no globo/planeta gigante suspenso por cima do palco. "Question of Time", o tema que se seguiu, provou mais uma vez que a grande força dos Depeche Mode prende-se com a quantidade impressionante de canções que envelheceu com a mesma magia e fôlego que tinham quando primeiramente se deram a conhecer. Gahan deu então início ao exorcismo dos seus fantasmas das melhores formas que sabe: com o corpo, a dançar, e com a voz, a cantar.

Depeche Mode no Pavilhão Atlântico [texto + fotos] -

"Precious" marcou a única abordagem ao soberbo Playing the Angel, registo de 2005, e a reacção do público não poderia ter sido melhor, contagiando depois "World in My Eyes" e os seus ritmos exóticos. O grande exercício synth pop que é "Fly on the Windscreen", de Black Celebration deu o mote para o primeiro período introspectivo da noite, brilhantemente servido por Martin L. Gore: o encantatório "Sister of Night" e a balada delicodoce "Home" deixaram o público em êxtase.

Depeche Mode no Pavilhão Atlântico [texto + fotos] -

"Policy of Truth" marcou o regresso de Gahan ao palco e o grosso da plateia, visivelmente sub-30, manteve-se em alta (cantando a plenos pulmões) com "It's No Good". Os arranjos quase irreconhecíveis de "In Your Room" levaram muita da audiência nas bancadas a sentar-se, apenas para se levantar logo de seguida para celebrar o hino "I Feel You".

Depeche Mode no Pavilhão Atlântico [texto + fotos] -

A loucura de "Enjoy the Silence", novo coro cantado a plenos pulmões, deixou antever o final do corpo principal do alinhamento em versão dançável, com Gahan a servir de maestro na passadeira que o leva para bem junto do público, mas ainda houve tempo para deixar água na boca com "Never Let Me Down Again" - com direito a ginástica braçal e um agradecimento que soou a "até já".

Depeche Mode no Pavilhão Atlântico [texto + fotos] -

O encore teve início com o momento de introspecção "One Caress" - Martin L. Gore mais uma vez brilhante - e a sequência que colocou o ponto final no espectáculo fez-se sempre em registo ascendente. "Stripped" foi momento solene, "Behind the Wheel" envolveu a sala com os seus ritmos misteriosos e, a terminar em grande, o inevitável "Personal Jesus" levou à histeria generalizada.

Depeche Mode no Pavilhão Atlântico [texto + fotos] -

Iguais a si próprios, mas com a idade de Dave Gahan a começar a pesar-lhe na voz, os Depeche Mode conquistaram mais uma vez o Pavilhão Atlântico e redimiram-nos do concerto cancelado na versão portuense do Super Bock Super Rock. Só não terão mesmo ficado reconciliados com a banda aqueles que não puderam vir do Porto para assistir. Haverá, com certeza, mais ocasiões.

Depeche Mode no Pavilhão Atlântico [texto + fotos] -

Texto de Mário Rui Vieira
Fotos de: Rita Carmo/Espanta Espíritos


Demorei tempo a ver um concerto deles, mas valeu muito a pena!!! Os vídeos que acompanhavam as músicas estavam de mais...

E graças ao youtube pode-se ver o concerto na integra e com o alinhamento certo!!! Tal como se estivesses lá!!! Bem, esta última parte não é bem verdade. Na realidade não tem nada a ver... Mas pronto fica a intenção...

Alinhamento
In Chains


Wrong


Hole to Feed


Walking In My Shoes

(Uma das minhas favoritas da noite!!!)

Question of Time


Precious


World In My Eyes


Fly on the Windscreen


Sister of Night


Home

(Momento alto da noite!!! Nem acreditava que estavam a tocar esta música =D )

Miles Away/The Truth Is


Policy of Truth


It's No Good


In Your Room


I Feel You


Enjoy the Silence

(Um clássico...)

Never Let Me Down Again


Encore
One Caress


Stripped


Behind the Wheel e Personal Jesus


Personal Jesus

(Para terminar em grande... Mas mesmo em grande!!!)

Para ver a playlist completa clica aqui =P

Sem comentários: