domingo, abril 10, 2016

Pexe Pexe Pexe @ Aquário Vasco da Gama

Inaugurado em 1898 sob o patrocínio do rei D.Carlos I (1863-1908), o seu projeto foi concebido no contexto das comemorações do "IV centenário da partida de Vasco da Gama, para a descoberta do Caminho Marítimo para a Índia". 
O principal objetivo deste museu e aquário consiste em proporcionar ao visitante um contacto direto com a riqueza do meio aquático. O museu encerra uma coleção muito diversificada de objetos relacionados com as explorações oceanográficas efectuadas por D. Carlos.
Com cinco salas, cerca de 90 aquários e tanques, um vasto espólio oceanográfico do rei, mais de 300 espécies marinhas vivas e outros milhares em museu, o aquário regista uma média de 70 mil visitantes por ano, número que contrasta com o que era registado em 1992 (218 mil visitantes).
Desde 1901 que o aquário pertence à Marinha Portuguesa, que disponibiliza uma verba do seu orçamento para a manutenção do equipamento, sendo a restante despesa de funcionamento coberta pelas receitas próprias que advêm da bilheteira.
O Aquário Vasco da Gama inclui uma parte de museu, com a coleção oceanográfica do rei D.Carlos, e o aquário, que tem uma mostra alargada de espécies de água doce e salgada.


















Sem comentários: