Afinal as declarações do poeta Manuel Alegre tinham fundamento. Cavaco dizia à PIDE que era um cidadão exemplar.
A ficha da PIDE que está nos arquivos da Torre do Tombo revela um Cavaco Silva integrado no regime, sem actividade política e afastado da segunda mulher do sogro. Tudo aconteceu em 1967, tinha o Presidente da República 28 anos.
A ficha divulgada pela revista «Sábado» e preenchida pela mão do actual presidente da república, serve para confirmar a idoneidade de Cavaco Silva. Quando instado a declarar a sua posição e actividades políticas, o jovem Aníbal escreve que está integrado no actual regime político e que não exerce qualquer actividade política.
Mais à frente Cavaco Silva dá o nome de três e não apenas das duas pessoas que eram requisitadas para o abonarem moral e politicamente. O presidente da junta de Santo Condestável, o capitão António Ferreira da Costa e um fiscal da Carris.
Cavaco Silva assina a ficha da PIDE e no capítulo das observações escreve sobre a situação marital do sogro. Diz o jovem Cavaco que o sogro é casado em segundas núpcias com Maria Mendes Vieira, com quem reside e com quem o declarante, o próprio cavaco silva, não priva.
Este documento está actualmente na torre do tombo e faz parte dos arquivos da polícia internacional e de defesa do estado.
A ficha em:
Resta-me utilizar aqui um ditado popular: "Diz-me com quem andas e eu dir-te-ei quem és!!".
Sem comentários:
Enviar um comentário