sexta-feira, julho 10, 2009

Filmes, Malhas e Outras Tralhas


Uma banda sonora para o cinema português

“O tempo voa....Será que andam todos demasiado ocupados para me ver? Talvez demasiado barulhentos para me ouvir...Sinto-me esquecido e de coração partido. E se me desmontar e me juntar à música? Vou colar cada pedaço e contar a minha História”.


OS FILMES

O cinema português tem voz própria e uma história para contar, a sua vida é longa e cheia de momentos que contribuiram para a construção da nossa memória colectiva. Já esteve ao serviço da propaganda do estado, já foi marginal e vanguardista, independente e comercial. Muitas vezes mal amado, é, no entanto, um espelho fiel daquilo que fomos e que somos. Pela importância que tem na nossa identidade cultural, reclama um olhar mais atento e justifica uma actualização que permita quebrar a barreira do preconceito, aproximando-o do público mais jovem.


AS MALHAS
A banda sonora, componente fundamental da arte de fazer filmes, é muitas vezes constituída por música original composta especialmente para o efeito. Do registo mais popular ao mais erudito, a música constituíu-se, ao longo dos tempos, como uma imagem de marca do nosso cinema; da Menina da Rádio aos Verdes Anos, de Kilas o Mau da Fita à Carta, são muitos os filmes e muitas as canções que contribuiram para construção de um repertório único e original.


OUTRAS TRALHAS

O cinema português é a matéria prima para a criação de um espectáculo inédito.Na tela projecta-se uma longa metragem composta a partir de excertos/sequências de vários filmes portugueses. A história do cinema é contada numa nova estória, sem ordem cronológica, onde o fio narrativo assenta, em primeira instância, numa selecção de carácter musical e, num segundo momento, na liberdade criativa dada ao realizador convidado para efectuar esta “colagem”.No palco, uma voz e um piano vão construindo a banda sonora. Também aqui a liberdade criativa é total e o objectivo é a (re)criação de um corpus artístico novo, personalizado e coerente.Os artistas, músicos e realizador, criam um novo objecto artístico que se aproxima do formato de um musical e a que podemos chamar latamente cine concerto.

Sem comentários: