sábado, março 21, 2015

Hoje foi noite de "Tango Pasión" no CCB xD


Foi em 1982, muitos anos depois do seu triunfo na Brodway com o espetáculo Tango Argentino, que o productor Mel Howard e José Libertella decidiram criar um novo, e totalmente inovador, espetáculo de tango. Neste sentido, deslocaram-se a Buenos Aires para desenvolver um espetáculo que iria coser várias histórias de tango num tecido único, e na sua demanda encontraram um conjunto de dançarinos de tango fabulosos que conseguiam representar todos os aspectos da sociedade Argentina. O resultado de tudo isto foi Tango Passion, que foi lançado num modesto teatro em Miami, na Florida, antes de se destacar na Broadway, para depois fazer tour por todo o mundo, obtendo excelentes criticas. Desde então, sete versões do espetáculo já percorreram o mundo várias vezes.

Foi pelas mãos da UAU Produções que este tributo a Astor Piazolla chegou a Portugal e a D'Magia teve a oportunidade de assistir aos 12 bailarinos que subiram ao palco do CCB para interpretar coreografias de Osvaldo Ciliento, num sábado ameno, mas podemos garantir que se a temperatura estava amena cá fora, lá dentro durante o espetáculo escaldou.

A noite começou com conjunto de 4 pares de dança que um a um se foram apresentando individualmente ao público, dançando ao ritmo da musica e mostrando um tango acalorado, sensual e por vezes muito divertido. Levados de dança em dança, um sala cheia começou a vibrar com esta nova versão do lendário espetáculo. E várias vezes ficamos a olhar para o palco hipnotizados com o movimento das pernas dos dançarinos que parecia impossível à primeira vista. A fluidez, a sensualidade dos movimentos, a rapidez de execução mostravam que estávamos perante uma performance única em todo o mundo.

De seguida, uma solista, de seu nome Vanina Tagini, cantou em pleno espanhol a história do espetáculo pondo o publico a par do que se passava em paralelo à dança. Solista que complementou uma banda soberba que, mais do que uma vez, roubou a atenção do público e os holofotes da fama. A banda, que estava sob a direção de Gabriel Merlino, o companheiro de Vanina, apresentava dois acordeões, um deles tocado por Merlino, um piano, um violoncelo e dois violinos. Um sexteto que impressionou com a sua capacidade de incutir emoção a qualquer situação apresentada na dança. A verdade é que não conseguimos descrever o quão bom esta banda foi, é mesmo necessário ouvir para acreditar.

O espetáculo representa várias situações que se podem encontrar na comunidade do Tango em Buenos Aires, desde a milonga - encontro para se dançar -, à sensualidade de uma par enamorado. De destacar uma dança exclusivamente masculina a simular um jogo de snooker num bar da capital Argentina, que deixou todos os presentes maravilhados com a precisão e sincronização dos movimentos com a música que se misturava com o barulho das jogadas de snooker simuladas.

Tango ao mais alto nível é o que podem encontrar neste espectáculo e que aconselhamos todos a verem e apreciarem. E se infelizmente em Lisboa já é tarde para os verem, podem conseguir ainda bilhetes para os espetáculos na Figueira da foz nos dia 26 e 27 de março e no Porto no dia 29 de março. Se são apaixonados por tango acreditamos que já tenham o vosso bilhete porque claramente este é um espectaculo a não perder! Mas se não tiverem ainda bilhete e gostarem minimamente de dança, ainda que não conheçam bem a arte do tango, por favor parem de fazer o que estão a fazer e reservem já um bilhete, acreditem que não se vão arrepender.

Sem comentários: