domingo, março 08, 2015

Acabadinha de sair de "Isto era para ser com o Sasseti" de Rui Sinel de Cordes =P


Rui Sinel de Cordes levou mais uma vez ao palco do Villaret o seu espetáculo de Stand-Up Comedy: Isto era para ser com o Sassetti. Com a sala cheia, este foi um espetáculo de humor negro, que começou a disparar ainda antes de começar (basta olhar para o título!). Claramente este não é um espetáculo para os mais facilmente ofendidos, e ninguém está salvo dos comentários... nem o público, nem a produção, nem mesmo o próprio Rui. E, como sempre, nenhum tema é tabu e todos são um alvo válido, desde a clássica estupidez humana até aos temas mais pesados como a violência, o cancro, entre outros. 

No ínicio do espetáculo, Rui demonstrou a sua vontade de realmente contar com a presença de Bernardo Sassetti como complemento musical, mas devido a essa impossibilidade fisica, fomos presenteados ao estranhamente hilariante Paulo Almeida e, consequentemente, à sua mais recente vitima de sequestro, que saiu aos berros de dentro da sua mala de viagem.

Para fazer humor negro, por vezes, temos de contar com uma pequena ajuda e por vezes nem precisamos de procurar muito... basta-nos abrir as folhas de qualquer jornal e ler determinadas noticias que parecem saídas de um baú de tesourinhos deprimentes. E foi isso mesmo que Rui fez: um pequeno apanhado das mais estranhas peças informativas de jornais nacionais, salientando as mais bizarras situações e também muitas pessoas que facilmente poderiam estar nomeadas para um Darwin Award. São momentos como estes em que facilmente confirmarmos as melhores armas do comediante: a sua visão critica e o seu delivery impecável.

As interações entre Rui e Paulo foram recorrentes, e sinceramente, foram dos melhores momentos da noite, pois estas foram claramente fora de qualquer tipo de guião, sendo extremamente genuínas e (para agrado do público) completamente sem filtro. Aliás, Paulo Almeida foi o complemento perfeito para este espetáculo, com o seu estilo tresloucado e deslocado da realidade, mostrando um sentido de timing impecável, servindo para reforçar a punch line e sendo por vezes uma bitola moral para Rui, que usou esse factor como um factor de choque extra.

Desde "pedidos de desculpa" a piadas que (segundo Rui) podiam ter sido mais ofensivas, estas são noites onde se pode realmente dizer que o nível desce, mas a comédia sobe. Durante uma hora e meia Rui Sinel de Cordes fez-nos rir das coisas que não deveriamos, criando histórias e enredos hilariantes, eliminando moralidades e personalidades com um sentido de choque e humor incríveis. E estes são alguns dos factores que (na minha opinião) colocam Rui no patamar mais alto da comédia nacional, embora o seu estilo não seja para todos os públicos.

Sem comentários: