domingo, outubro 10, 2010

O número 10



Provavelmente repararam que hoje é dia 10 do 10 de 2010, uma data engraçada =) Dito por muitos ser um dia auspicioso para casar (Bolas, perdi a minha oportunidade!! :P ), que o digam os serviços de Registo Civil da China que tiveram de abrir mais cedo hoje para responder ao número invulgar de casamentos marcados para hoje.

E agora umas quantas curiosidades copiadas descaradamente do DN Globo:

Os 10 mandamentos e as 10 pragas
1. O número dez apresenta-se em dois importantes momentos bíblicos, ambos tendo Moisés como o interlocutor de Deus perante os homens. Primeiro ao lançar sobre o Egipto as Dez Pragas - transformação das águas do Nilo em sangue, saraiva com fogo, gafanhotos, trevas e a morte dos primogénitos são alguns exemplos -, que acabaram por forçar o faraó a libertar o povo de Israel. Mais tarde, no monte Sinai, quando entregou a Moisés as duas Tábuas da Lei contendo os Dez Mandamentos - não matarás, não cometerás adultério e não levantarás falso testemunho contra o próximo são alguns exemplos.

As estrelas do futebol usam a camisola 10

2. O número dez é no futebol sinal de magia, de espectáculo e de muito, muito talento. Desde sempre que a camisola com o 10 era entregue ao melhor jogador da equipa, e, talvez por isso, quem gosta de futebol lembra-se de estrelas como Maradona, Pelé, Eusébio, Zidane, Rui Costa, Platini, Zico, Futre, Chalana ou Lineker nos relvados com este número nas costas. Por isso, quando há eleições para o melhor jogador do mundo, o dez é sempre o principal favorito. Messi é o rei do futebol actual e a imagem fiel daquilo que representa usar esta "fórmula mágica".

Os 10 dedos das mãos
3. Ao contrário de outras classes de animais, a maioria dos mamíferos tem cinco dedos em cada mão. Polegar, indicador, médio, anelar e mínimo são os nomes e deram até origem a lengalengas para ajudar as crianças na sua memorização. "Dedo mindinho, seu vizinho, pai de todos, fura-bolos e mata-piolhos", indo do mínimo ao polegar, é das mais conhecidas. O polegar assume especial importância, pois é a evolução anatómica que permitiu ao homem usar os mais diversos utensílios no dia-a-dia. Além de outras utilizações, os dedos das mãos são ainda muito úteis para ensinar as crianças a contar até... dez.

O sistema decimal
4. Sistema de numeração de posição que usa como base o número 10 não é, contudo, "o mais racional", diz Nuno Crato, que sublinha a facilidade de maiores e melhores divisões com uma base 12. Cada um dos dez algarismos indo-arábicos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) serve para contar as unidades, dezenas, centenas. Alguns investigadores defendem que a origem do sistema decimal está relacionada com o homem primitivo, que, para contar de forma eficaz os seus bens, se socorria dos dedos das mãos. Dado curioso: cada dez unidades formam a unidade seguinte. Dez dezenas fazem uma centena e dez centenas um milhar.

Em Roma Dezembro era o décimo mês
5. Nos primeiros séculos, os meses de Janeiro e Fevereiro eram colocados no fim do calendário. Setembro e Dezembro correspondiam aos meses sétimo a décimo do ano. No calendário de Numa Pompílio (714-671 a. C.), o segundo rei lendário de Roma, que presidiu à Cidade e organizou as primeiras leis, o ano tinha apenas 355 dias. O primeiro mês do ano era Martius (Março), dedicado ao deus Marte. Seguia-se Aprilis (Abril), dedicado à deusa Vénus. Depois, vinham Maius (Maio) e Junius (Junho), dedicados às deusas Maia e Juno. Os meses seguintes eram Quintilis e Sextilis, por serem o quinto e o sexto mês do ano. E ainda faltavam os imperadores Julius (Julho) e Augustus (Agosto).

Relógios que marcam 10 horas e 10 minutos
6. Na publicidade, estabeleceu-se que os ponteiros dos relógios deviam marcar 10 horas e 10 minutos. Há quem defenda que comunicam as ideias positivas de vitória e sorriso, outros que se trata de uma questão estética, tal como fica bem uma cerveja surgir cheia de bolhinhas de água dando ideia de frescura. Consta que a primeira marca de relógios a pôr os seus modelos a marcar 10 horas e 10 minutos foi a norte-americana Hamilton Watch, em 1926. A Rolex adoptou o mesmo modelo, na década de 40, e as outras marcas seguiram esta "moda".

Da música ao cinema
7. A primeira entrada no Google para Ten corresponde ao álbum de estreia dos Pearl Jam. O perfeccionismo de Michael Jackson levou a que alguns dos seus álbuns não ultrapassassem as dez canções. Na literatura temos Ten Little Niggers, no original inglês, e é, por causa do título, um dos mais polémicos livros de Agatha Christie. Nos EUA chama-se And There Were None. Há ainda Os Dez Dias que Abalaram o Mundo (1919), obra de John Reed sobre a revolução soviética. No cinema, surge-nos Dez, do iraniano Abbas Kiarostami (2003), que nos coloca dentro de um táxi a ouvir o que dizem a condutora e dez dos seus passageiros. Antes desse, em 1979, houve um outro filme famoso simplesmente intitulado 10 ( em português foi Uma Mulher de Sonho) - com Dudley Moore e Julie Andrews.

O 10 de Junho e os 10 milhões em Portugal
8. Dados do Instituto Nacional de Estatística indicam que Portugal atingiu pela primeira vez os 10 milhões de habitantes em 1985 (10,023 milhões), baixando depois deste valor em 1990. A população residente ultrapassou de novo esta barreira em 1994 (10,004 milhões). O 10 está ainda ligado à História do País, com o feriado de 10 de Junho, actual Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas evocando a data da morte de Luís Vaz de Camões. Começou a ser comemorado durante a monarquia, mas ganhou especial relevo no Estado Novo, celebrando o Dia de Camões, de Portugal e da Raça.

O N.º 10 de Downing Street
9. O N.º 10 de Downing Street é uma das moradas mais famosas do Reino Unido. É aí que ficam situados o escritório e a residência do chefe do Governo de Sua Majestade. O seu actual inquilino é David Cameron, líder dos conservadores britânicos. O edifício, situado em Westminster, Londres, eram inicialmente três casas. Foi doado, no ano de 1732, a Robert Walpole, como reconhecimento do rei Jorge II pelos serviços que prestou à Nação. Walpole aceitou a oferta, com a condição de que aquela passasse a ser a casa do Primeiro Lorde do Tesouro, cargo que nos tempos modernos dá pelo nome de primeiro-ministro.

Um número redondo
10. Uma década é, primeiro que tudo, uma série de dez unidades. Dizem os dicionários que um período de dez anos é mais correctamente chamado de decénio. Semântica à parte, dez anos são uma medida suficiente redonda para contextualizar um determinado espaço de tempo de forma compreensível. O arredondamento inferior - cinco anos - parece curto, mas se pensarmos que a história se escrevia por séculos...


Sem comentários: