sábado, junho 26, 2010

Festival Silêncio!

Ontem tive o privilégio de ver Saul Williams no MusicBox, integrado no Festival Silêncio que está a decorrer um pouco por toda a Lisboa. Até ao dia de ontem nunca tinha ouvido falar nem ne4ste senhor nem no conceito de Slam Poetry, e tenho a dizer que foi uma muito boa surpresa!!

Para quem como eu não sabe o que é Slam Poetry, digo-vos que é uma competição em que poetas leem ou recitam um trabalho original (ou, mais raramente, de outros). Estas performances são julgadas, em seguida, em uma escala numérica previamente selecionados por membros da platéia.

Mas aqui não é tão importante o conceito mas sim o sentimento que este homem traduz nas palavras que recita, o fulgor com que cada uma dela saí da sua boca e se transforma à nossa frente. É qualquer coisa de fantástico mesmo!!

Como podem perceber fiquei completamente fã!

Deixo-vos agora uma noticia que encontrei acerca daquele a que chamam "Black Stacy" e à sua presença neste festival:

Saul Williams

Saul Williams, uma das maiores referências internacionais do slam e da palavra dita, é o grande convidado da 2ª edição do Festival Silêncio!

Pela primeira vez em Portugal, o poeta, escritor, actor e músico norte-americano sobe ao palco do Musicbox para um espectáculo único. A passagem de Saul Williams por Lisboa será ainda pretexto para um master class na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa numa parceria conjunta com o Centro de Estudos Anglísticos e para uma participação na rubrica “Conversas do Silêncio”.

Pelo segundo ano consecutivo, o Festival Silêncio! volta a transformar Lisboa na capital da palavra recuperando a tradição da palavra dita através de um evento internacional dedicado às novas tendências artísticas e expressões urbanas.


Saul Williams
Uma das maiores referências internacionais de spoken word, Saul Williams começou sua carreira no Nuyorican Poets Café, em Manhattan, onde era presença assídua nos concursos de poetry slam.

Depois de ter vencido várias noites e de ter integrado uma equipa de slammers, Williams foi o protagonista de Slam, filme de 1998 que retrata as dificuldades de um jovem poeta afro-americano marcado pela violência e pelo tráfico de droga.

É ainda nesse ano que o multifacetado artista publica o primeiro livro The Seventh Octave – uma antologia com alguns dos seus primeiros poemas – e se lança também na música. Estreia-se nos discos com Amethyst Rock Star, produzido pelo mítico Rick Rubin, e da colaboração que inicia com Trent Reznor, dos Nine Inch Nails, nasce o álbum The Inevitable Rise and Liberation of NiggyTardust, de 2007.

No ano passado, Saul Williams deu voz ao seu último livro num álbum de spoken word com a colaboração musical do The Arditti Quartet. Com os emblemáticos poemas “Not In Our Name: A Pledge To Resist” e “Said The Shotgun To The Head”, Williams afirmou-se desde logo como uma voz crítica que não esconde preocupações sociais e políticas.

» myspace.com/saulwilliams
» saulwilliams.com

Sem comentários: