Seja num ambiente laboral ou até mesmo num ambiente mais informal, a comunicação é a nossa maior ferramenta, porque é através dela que fazemos com que a mensagem chegue ao seu destinatário. Dessa forma, é necessário um especial cuidado tanto com aquilo que dizemos como com a forma como o dizemos.
Para ser um bom comunicador, primeiro que tudo temos que saber ouvir - é aqui que entra o conceito de escuta activa -, procurar entender o que a outra parte pretende e saber dirigir o nosso discurso nesse sentido e consoante aquele que vai ser o nosso receptor.
Em segundo lugar, devemos nos livrar de todos os nosso à prioris e dos pré-conceitos que vamos adquirindo ao longo da nossa vida. Porque todas essas coisas nos impedem de conhecer outras realidades além da nossa. E a verdade é que seremos tão melhor comunicadores quanto mais forem as realidades que conhecermos. Porque a nossa realidade não é igual à realidade de outra pessoa, e há tantas realidades quanto há pessoas, porque cada um tem a sua. E é através da experiência que evoluimos.
Dessa maneira, também deveremos ter a capacidade de nos pormos no lugar dos outros, de criar empatia para com o outro. Assim sendo, devemos evitar posições de oposição e de auto-defesa, que tantas vezes adoptamos no nosso dia-a-dia, sem sequer nos apercebermos. Nunca esquecendo também que não há lugar a todo e qualquer tipo de linguagem negativa e "futurista", porque aquilo que há e deve existir é o agora e sempre um agora possível, sem lugar a outras alternativas que não aquelas que apresentamos.
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