domingo, outubro 25, 2009

Ciclo de Homenagem a dois jovens génios: Mozart e Mendelssohn



23 OUTUBRO 09

Edward Elgar
Serenata para cordas, em Mi Menor, op. 20

Wolfgang Amadeus Mozart
Divertimento para cordas, K.138

Gioachino Rossini
Sonata nº 1, em Sol Maior

Felix Mendelssohn
Sinfonia para cordas nº 2, em Ré Maior


Oboés, clarinetes, fagotes e trompas chamam os amantes e os curiosos da música erudita para o Salão Nobre do Teatro Nacional de São Carlos.
O Ciclo de Homenagem a dois jovens génios: Mozart e Mendelssohn teve início no dia 16 de Outubro de 2009 e dura até dia 24 de Junho de 2010, com oito concertos ao longo da temporada interpretados por agrupamentos de músicos da Orquestra Sinfónica Portuguesa - OSP.

«Todo este processo acaba por ter um proveito enorme quando nós trabalhamos na OSP, porque há soluções que podem ser experimentadas, que muitas vezes não são na orquestra. Na realidade, é uma espécie de laboratório que vai capitalizando as experiências, as soluções, e faz com que o trabalho na OSP seja mais eficiente, mais fácil, mais rápido e muitas vezes os problemas nem sequer venham ao de cima, porque são resolvidos à priori…», confessou o instrumentista de oboé, Ricardo Lopes, no primeiro concerto que contou com a particularidade de não ter qualquer tipo de direcção musical.


(In)confidência: Esta foi a minha primeira vez no São Carlos. Nunca lá tinha entrado e deixei-me encantar por uma sala que me fez quase sentir como uma princesa...
O concerto, esse, foi simplesmente espectacular!! O chorar dos violinos quase me fez chorar a mim. Há qualquer coisa de especial, triste e mágico no som de um violino, que me faz viajar por outros mundos.
A única coisa que tenho a dizer é que estou imensamente triste pelo próximo espectáculo só ser para o ano que vem... É que por mim era já esta semana!!

2 comentários:

Efeito Cris disse...

pelos vistos todos foram ver menos nós - ainda há mais?

Marta da Cunha e Castro disse...

Agora infelizmente só há para o ano que vem =(