domingo, dezembro 07, 2008

Christian Lindberg


Este é um dos instrumentos de sopro mais difíceis de tocar. O trombone de vara. O sueco Christian Lindberg foi o primeiro músico da história a viver exclusivamente como solista de trombone, sem estar ligado a uma orquestra. Além de intérprete, Lindberg é também compositor. Em 1999 escreveu uma peça que relata o sonho frenético dum dentista. Um tal Dr. Decker... tão distraído que arrancava dentes sem querer. Só mesmo a enfermeira é que o acordava do delírio.

A leviandade do médico, ao executar as cirurgias, transparece na cadência ligeira de tom jocoso, no segundo andamento.

Christian Lindberg é sem dúvida um homem com sentido de humor. Ou não fosse ele o autor duma peça para seis trombones intitulada “A Balada de Kit Bones”. O início é cantado, e retrata a vida dum cowboy usava um trombone de vara para impor o respeito no Faroeste. Kit Bones ruled the West with a Slide Trombone.

Mais adiante aparece um trombone a correr, para resolver um duelo.

O espírito risonho de Lindberg sobressai também numa partitura para três trombones, que o autor encara como uma saudação a uma associação de salsichas.

Noutra composição, chamada Arabenne, Lindberg cria um diálogo, por vezes dissonante, entre um trombone e um naipe de cordas. O tema descreve as relações entre árabes e judeus em Jerusalém.

Em 1998 Lindberg escreveu um tema verdadeiramente horrível. Foi assim que o autor o designou, em língua inglesa. An Awfully Ugly Tune.



O concerto

Num inquérito recente aos principais editores de música clássica, Christian Lindberg foi eleito como um dos mais importantes instrumentistas de sopro do século XX. O trombonista constou ao lado de Miles Davis e Louis Armstrong, sumidades do jazz. O currículo de Lindberg, porém, não chega para o descrever como músico. Irónico, sorridente, algo boémio, mas ao mesmo tempo possante e rigoroso... uma mistura de atributos que explica porque é que a música de Christian Lindberg parece tão fácil e simpática, mesmo nos momentos mais difíceis.

"Christian Lindberg, a melhor coisa que jamais aconteceu ao trombone." BBC Music Magazine

[Suécia]
Christian Lindberg trombone
Grupo de Metais da Orquestra Nacional do Porto

Programa
Mark-Anthony Turnage Set to
Toru Takemitsu Garden Rain
Christian Lindberg Brain Rubbish
Modest Mussorgski/Elgar Howarth Quadros de uma Exposição

2 comentários:

Nuno Alves disse...

O mais bonito era, sem qualquer tipo de dúvida, a camisa de seda azul com borboletas douradas com que o senhor maestro se apresentou!!!

Marta da Cunha e Castro disse...

Só mesmo vendo!! Era mesmo qualquer coisa!! Mas o senhor não se livra de eu pôr aqui uma bela duma foto dele com essa camisa... Só tenho é da passar pó pc!!