quinta-feira, abril 10, 2008

Concerto de The Hives

A festa da estreia dos suecos The Hives em palcos lisboetas fez-se a preto e branco no Coliseu dos Recreios. «The Black And White Album» é o nome do mais recente disco de estúdio do quinteto liderado pelo eléctrico Pelle Almqvist e foi em tons monocromáticos que os The Hives se apresentaram em palco.



Fato, camisa e calças pretas, gravata às riscas pretas e brancas e sapatos brancos; é esta a nova «farda» da banda de Fagersta que, de resto, sempre deixou o colorido de fora do seu look desde o arranque em 1997 com «Barely Legal».


De fora do concerto do Coliseu de Lisboa ficou também o álbum de estreia dos The Hives, que acabaram por concentrar o alinhamento do espectáculo maioritariamente nos dois últimos discos.



O entertainer Pelle Almqvist


Com um néon vermelho a anunciar «The Hives» rodeado de luzes amarelas - o único toque de cor num palco em que até os instrumentos eram apenas pretos e brancos -, os suecos abriram com «Try It Again», que logo fez balançar os corpos de uma plateia que não chegou a encher o Coliseu.


Com uma bem-humorada falta de modéstia e muita vontade de comunicar com o público, Pelle Almqvist mostrou-se como a verdadeira personagem e animal de palco que é. Trejeitos à la Mick Jagger - mão na anca, enquanto abana a cabeça - e um berrar que é já uma imagem de marca; o vocalista dos The Hives exigiu total veneração durante a hora e meia de espectáculo, retribuindo com uma energia invejável.

As gravatas começaram a ser desapertadas ao quarto tema, «A Little More For Little You», um dos hits de «Tyrannosaurus Hives» (2004), recebido naturalmente com muitos saltos e algum crowd surfing na plateia. E a emoção até disfarçou a falta de «garganta» de Pelle para as notas mais agudas.



«9 de Abril, dia nacional dos The Hives»


Os casacos iam desaparecendo à medida que a temperatura da sala subia, mas nem por isso o vocalista dos The Hives parava quieto. Entre saltos e incursões para bem junto dos fãs da primeira fila, Pelle teve ainda tempo para declarar 9 de Abril como o dia dos The Hives em Portugal - feriado nacional, claro - e obrigar todos os presentes a fazer um juramento de que não terão outros deuses senão os The Hives. Traço de humor sueco, ou simplesmente um ego confortavelmente inchado, a verdade é que as qualidades de entertainer de Pelle Almqvist relevam qualquer concerto da banda sueca para um patamar superior onde a diversão está garantida.



«Walk Idiot Walk», «Won't Be Long», «Two-Timing Touch and Broken Bones» e «Tick Tick Boom» - single de apresentação do novo álbum - contaram-se entre os temas preferidos pelo público. E na retina ficou também «You Dress Up For Armaggedon» e a paragem de uns bons 30 segundos, durante os quais os cinco Hives foram autênticos homens-estátua, como se tivessem sido postos em pausa por um controlo remoto.


«Return The Favour» fechou o encore de três temas e um espectáculo que apenas pecou pela falta de público. Mas em tempo de vacas gordas, o dinheiro não chega para ir a todos os concertos e parece que os The Hives acabaram por ser vítimas do grande número de concertos e festivais já marcados até ao final de 2008.

(in Iol)

Sem comentários: