quarta-feira, setembro 22, 2010

Depois da vida


Filme deixa o prazer da dúvida, ou a insatisfação de um final inconclusivo. Você quem escolhe.

Um suspense ou um terror? Bem, no mínimo uma mistura dos dois. Isso dá pra até chegar a um consenso. Mas o que deixa uma total dúvida é sobre a história deste filme. Explico: geralmente um bom suspense tenta confundir o telespectador a respeito do mistério que se desenrola, e nisso o filme escrito e dirigido pela polonesa Agnieszka Wojtowicz-Vosloo, consegue ser uma deliciosa incógnita.

Sinopse: Na história temos Anna Taylor (Christina Ricci), uma jovem que parece ter uma vida monótona e passa por uma fase difícil no relacionamento com o namorado Paul Coleman (Justin Long ), mesmo este fazendo de tudo para que os dois possam ser felizes. Após um desentendimento em um jantar Anna, saí descontrolada com seu carro e sofre um acidente, e é aí que a história realmente começa. A jovem acorda em um necrotério sob a companhia do agente funerário Eliot Deacon (Liam Neeson) que é resposável pela preparação de cadáveres para enterros - resumidamente ele faz a maquiagem e os veste para a cerimônia de velório.


Comentário: Pouco ou quase nada dá para comentar sobre o filme. Poderia elogiar atributos importantes do filme como a música de fundo e alguns enquadramentos que na verdade já são clichês, como o caso da câmera fechada no ralo do banheiro após sair sangue de um personagem. Quando digo que não dá pra comentar muito é justamente porque os melhores detalhes do filme se encontram na história em si, ou no roteiro que segue por vários minutos deixando o telespectador ansioso pelo resolvimento do mistério. E entre falar de detalhes como fotografia ou figurino, prefiro falar da história, que para mim é o que mais importa. A cada ciclo de dez ou quinze minutos a trama se desenvolve de uma maneira que faz você acreditar que Anna está morta, e que o agente funerário é dono de um dom, que o faz falar com mortos.


Porém novamente um ciclo de dez a quizer minutos e você muda de opinião e acha que ela está viva e o agente funerário é um psicopata que induz a todos os familiares acreditarem que seu ente querido morreu e não há mais o que se possa fazer. A personagem de Anna, ela própria muito confusa custa a acreditar que esteja mesmo morta, mas muda de idéia, como se fosse ela também uma telespectadora de sua história.

As atuações não chegam a ser soberbas, todos estão praticamente no mesmo nível, a não ser por Liam Neeson, que se sobressai um pouco, o mínimo que podia se esperar de um veterano como ele. Christina Ricci que estava sumida faz tempo, reaparece em grande forma, e é uma pena não a vê-la mais vezes, ainda mais ser for pra ficar o filme todo, ou nua ou de camisolinha vermelha. Fica assim a dica de um filme que servirá para discussões entre amigos. E então ela estava morta ou não?

Indicado para quem não sabe o que acontece com os mortos enquanto estão aguardando serem enterrados.

In: Filmes para que te quero

Sem comentários: