sábado, maio 15, 2010

Acabei de ler


Acheron da série Predadores da Noite, é o segundo romance da autora Sherrilyn Kenyon publicado em Portugal. Mas a editora que está por trás da sua publicação, não é a Saída de Emergência, mas sim a Casa das Letras (que apenas publicou este livro da autora). Este livro é o número 15 da série, mas apesar desse facto é perfeitamente possível ler este volume sem ter lido os restantes. Contudo, algumas das personagens secundárias que aparecem na segunda metade do livro têm destaque em livros anteriores da série, mas isso não influencia em nada a história.

Acheron é filho da Deusa Apollymi e do Deus Archon do panteão da Atlântida e mesmo antes de nascer, foi amaldiçoado pelas suas meias-irmãs, as Moiras, tornando-se o Deus do Destino Final. Devido a essa maldição, que os destruiria a todos, o Deus Archon tentou matar o próprio filho, mas para o salvar, Apollymi acaba por tornar o filho mortal e o pequeno Deus nasce do corpo de uma Rainha Grega, já grávida também. E assim a Deusa, antes de ser aprisionada, funde a vida dos dois bebés de modo que se Acheron morrer, o filho da rainha também terá o mesmo destino.

Apesar das boas intenções de Apollymi, o seu filho acaba por viver uma vida terrível, repleta de sofrimento e de momentos traumáticos. Isto até que renasce e a sua vida melhora ligeiramente…
Sendo que a sua morte humana originou um horror indescritível que quase destruiu a Terra. Trazido de volta contra a sua vontade, tornou-se o único defensor da humanidade.

Durante séculos, lutou pela nossa sobrevivência e escondeu um passado que não desejava revelar. Agora, tanto a sua sobrevivência, como a da humanidade, dependem da única mulher que o ameaça. Os velhos inimigos estão a despertar e a unir-se para matá-los - aos dois.

Esta história tem momentos bastante fortes, alguns que nos deixam de estômago apertado e também momentos muito comoventes, que nos tocam profundamente.

O livro está dividido em duas partes: uma no passado, na Grécia e Atlântida antigas por volta do ano de 9500 a.C. (no fim do livro a autora explica esta questão das datas); e outra no presente, nos nossos dias de hoje, no ano 2008, nos EUA.

Nestas duas metades seguimos de perto, a vida de Acheron com as suas evoluções e recuos e também a vida de algumas personagens importantes. Temos contacto com alguns Deuses, quer do panteão da Atlântida quer do panteão Grego, tendo uma das suas Deusas um papel muito importante no desenrolar da história. Deusa essa que acredito que despertará muitos ódios e tirará do sério muitos dos leitores (comigo é certo que conseguiu).

Estamos na presença de um livro muito cativante (e grande!! É que o livro tem cerca de 700 páginas!! O que é sempre bom para usar como arma de arremesso!!), que nos agarra desde o inicio e que nos transmite imensas sensações diferentes e por isso, para mim, Sherrilyn Kenyon vai-se tornando uma autora a seguir sem reservas.

Se gostaram de Amante de Sonho, então é certo que vão adorar Acheron!

1 comentário:

ElsaR disse...

recuso-me a ler este post.
SPOILERS!!

não se lê o nº15 sem se ler os outros todos para trás.
Vou terminar o meu Night Play amanhã