quinta-feira, agosto 05, 2010

Saw 6


A franquia de terror/suspense mais bem sucedida da atualidade chega ao seu sexto capitulo ainda com folego, mas parece sofrer com o prolongamento de sua estória. Subestimada por muitos e ignorada por outros devido ao título mal traduzido, que faz com que achem que o filme se trata apenas de uma série de matanças e carnificina sem sentido, a série de filmes iniciada em 2004 mostrava desde seu primeiro capitulo que tinha muito mais a oferecer do que simples sanguinolência.

Vamos direto ao ponto, ou seja, o sexto filme. Seguindo a fórmula de seus antecessores ele começa mostrando duas vítimas em mais uma engenhosa armadilha e em seguida da continuidade direta ao quinto filme. Um dos pontos forte da franquia é justamente isso, o fato de cada filme ser uma seqüência direta de seu antecessor, com a exceção do quarto que cronologicamente se passa ao mesmo tempo que o terceiro.

O enredo do filme se desenrola com a investigação para descobrir quem está por traz dos novos crimes, já que Jigsaw/John Kramer está morto. As novas vítimas do jogo feito por Jigsaw mais uma vez são pessoas ligadas direta e indiretamente ao seu passado e todas tem fortes ligações entre si. O grande mistério do quinto filme é revelado, o conteúdo da caixa que Jill (esposa de John/Jigsaw), deixado à ela como uma espécie de "herança", são seis envelopes que contém informações das vítimas da trama atual e outra coisa que não direi para não estragar o filme. Esse trecho deixa bem claro que Jill sabia o tempo todo das atividades obscuras de seu marido.

Entre cenas que mostram acontecimentos passados que explicam um pouco mais do passado dos personagens da série, tal como Amanda que reaparece no filme, mas apenas em forma de lembranças, há o grande atrativo da franquia, o jogo em si. Repetindo a fórmula do primeiro, do terceiro e quarto filme há um jogador principal que será testado, enquanto os outros envolvidos fazem partes do seu teste e, obviamente, suas vidas dependem das decisões do testado. A grande surpresa é que desta vez o vídeo que anuncia o teste não mostra mais o clássico boneco, mas sim o próprio John, mas apenas na primeira parte do teste quando o mesmo é revelado, na seqüência dos testes o boneco reaparece.

Como havia dito antes alguns personagens reaparecem assim como Amanda e o próprio John, em forma de lembranças e outra que está de volta é a agente Perez, dada como morta no quarto filme. Sim, ela está viva e reaparece logo no início do filme. Outra revelação é o conteúdo da carta destinada a Amanda no terceiro filme. Há também as aparições constantes de John que revelam um pouco mais de seu passado, além de dar um pouco mais de enfase ao seu propósito.

Se já é difícil um filme conseguir se sustentar até uma terceira sequência imaginem até um sexto capitulo? Jogos Mortais é um dos poucos filmes que consegue essa façanha, porém sua sexta parte já mostra algumas deficiências. A fórmula já conhecida da franquia ainda surpreende em alguns pontos pela engenhosidade das armadilhas, mas não como antes. Os testes desse filme parecem simplórios demais tendo em vista seus antecessores.

In: http://www.pensamentosequivocados.com/2009/11/critica-jogos-mortais-6.html

Sem comentários: