segunda-feira, junho 01, 2009

A visita

O Teatro Invisível apresenta, de 21 a 31 de Maio, no Teatro da Trindade, em Lisboa, a peça «A Visita», de Moncho Rodriguez.
Em palco vai estar o actor vouzelense Pedro Giestas que interpreta António. Trata-se de um espectáculo construído com linguagem teatral experimental que tem como base dramatúrgica os elementos da tradição rural, recorrendo à memória da cultura do mundo rural e ao universo poético do popular, utilizando a ficção do teatro contemporâneo. Um trabalho que pretende chamar a atenção para a desertificação das aldeias portuguesas.

Quando um homem do campo carregado de memórias, caminha solto no espaço, os seus pés de barro misturam-se com os dedos que se cavaram na terra. A harmonia é dissonante, no equilíbrio ele parece cambalear, como se fosse voar. Como marinheiro sem mar. A melodia desse movimento, encontra o compasso no tropeço, como um corpo suspenso, que procura o gesto para sintetizar, a ideia que se perde no meio da palavra. O ritmo determina o seu andamento pela ansiedade, e a respiração queima o ar. O texto servirá apenas como ferramenta para uma construção, ou desconstrução de qualquer lógica naturalista. O texto deve ir ao encontro da poética das sonoridades mais rurais. Que espera este homem? Que podem esperar os homens? Que se pode esperar encontrar dentro das invenções que se reinventam para acreditar que se vive... ou não se vive.


(In)confidência: Uma peça que me fez viajar até ao mundo de criança, em que passava as férias grandes, os 3meses completos, perdida numa aldeia em Trás-os-Montes... um sitio longe do mundo real, em que tudo é diferente. Um mundo em que não há lojas nem cafés, e o pão chega todos os dias à mesma hora numa carrinha... e a mercearia só vem ao sábado. Um mundo meu, só meu. Um mundo que em breve desaparecerá, inundado pela força da barragem. Um mundo de lugares que existiram dentro do meu coração. Um mundo de lembranças.
Com o patrocinio do Canela & Hortelã.

Sem comentários: