segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Obrigada, sr. ministro da saúde

O sr. ministro decidiu fechar uns quantos centros de saúde, mas isso já todos sabemos. O que sabemos também é que se fecham uns mas não se abrem outros! Não sabemos é os casos em especifico e como isso irá afectar as populações que eram servidas por esse mesmo serviço. Vejamos, por exemplo, o caso de Ribeira de Pena, em Trás-os-Montes. O centro de saúde deste concelho vai ser fechado. O centro de saúde do concelho ao lado, Vila Pouca de Aguiar, também vai ser fechado. Daqui resulta que quando alguém precisar de uma consulta de urgência terá de se deslocar a Vila Real, que fica nada mais a 70km !! 70km!! Portugal tem a população mais envelhecida da Europa. E o norte do país é onde isso mais se manifesta. Já para não falar que a maior parte dessas pessoas não têm transporte próprio. Se tiverem de esperar por uma ambulância para as ir buscar e levar, provavelmente morreram antes de fechar as urgências se o caso for realmente grave. Já para não falar que na época de inverno os acesos estão muito mais condicionados e existem lugares, verdadeiros sítios, onde as pessoas moram, que são de dificil acesso. E se for de noite, por vezes, o nevoeiro é tão cerrado que não se vê um palmo à frente do nariz. Perante estas circunstâncias, será que o que o senhor ministro quer é que Portugal volte a ter uma população mais jovem, deixando os mais idosos morrer, por falta de cuidados? Cuidados esses que lhes são devidos pelo Estado! Sim, porque caso o sr. ministro não se lembre, a saúde é um bem essencial! E faz parte dos corolários do Estado promover a saúde.
Vejamos, só a título de curiosidade, que só existem dois centros de sáude abertos 24h, são eles o de Odivelas e o de Baião. E há que dizer que o de Baião está aberto à revelia, só o de Odivelas tem autorização. Mais uma curiosidade, o Presidente da Camara de Baião oferece alojamento aos médicos que forem para lá trabalhar. Acho que Portugal precisava de mais autarcas assim. ( independentemente do seu partido, que eu nem sei qual é) O país precisa é de grandes homens, que pensem na população e nas suas necessidades.

1 comentário:

João Marcelo disse...

Espero que tenhas visto o programa "Prós e Contras", na 2ª feira.

Curioso como um pouco de esclarecimento e informação dissiparam todas as críticas.

No início do programa ficou a perceber-se uma coisa: não há nenhum médico contra a reestruturação do serviço de urgências (quando os profissionais do sector estão de acordo, por alguma razão é...)
No final, os autarcas ficaram absolutamente envergonhados pela sua ignorância relativamente ao tema.

Moral da história: mais um caso em que autarcas buçais e caciques provincianos, misturados com jornalistas exagerados e sensacionalistas, provocaram um alarido desnecessário!