terça-feira, agosto 23, 2016

Sarajevo

Sarajevo (pronunciado em bósnio, croata e sérvio: [sǎrajeʋo]; em alfabeto cirílico: Сарајево) ou, na sua forma portuguesa, Saraievo (também existente a forma antiga, hoje em desuso, Serajevo) é a capital e a maior cidade da Bósnia e Herzegovina. O censo de 2013 indicou uma população de 369.534 habitantes, o que indica um pequeno crescimento nas mais de duas décadas desde o censo de 1991, que apontava uma população de 329 672 habitantes.
Saraievo é considerada uma das mais importantes dos Península Balcânica e tem uma rica história desde que foi fundada em 1461 pelos otomanos. Foi nesta cidade que se deu o assassinato do Arquiduque Franz Ferdinand, o que serviu de estopim para a Primeira Guerra Mundial. Mais recentemente, a cidade teve a oportunidade de organizar os Jogos Olímpicos de Inverno de 1984. A guerra na Iugoslávia deixou um rastro de destruição na cidade.
Saraievo tem um clima continental, com verões quentes. Característicos são também os frios invernos e com bastante neve, já que a cidade situa-se em grande altitude.


















Sem comentários: