sábado, junho 11, 2016

Comboio Histórico do Douro @ Linha do Tua

Percorrer a linha do Douro no comboio histórico da CP é como fazer uma viagem ao passado. Um percurso à beira rio, marcado pela beleza da paisagem. A locomotiva a vapor 0186, construída em 1925 pela Henschel & Son, e as 5 carruagens históricas, percorrem a distância que vai da estação da Régua à Estação do Tua, numa viagem única ao passado, marcada pela beleza da paisagem classificada pela UNESCO como Património Mundial.

O comboio parte do Peso da Régua, distrito de Vila Real, e segue até ao Tua, concelho de Carrazeda de Ansiães, distrito de Bragança, com vista para rio Douro e as vinhas em socalco. Viajar no Comboio Histórico do Douro é disfrutar de um dos meios de transporte mais emblemáticos desta região, sentindo a cada momento o prazer da contemplação de uma das paisagens mais majestosas do mundo.

A Linha Ferroviária do Douro tem 203 Km de extensão e desenvolve-se na sua maior parte junto às margens do rio Douro, ligando actualmente o Porto ao Pocinho. Foi uma notável obra de engenharia concluída em 1887 após doze anos de intensos trabalhos, vencendo-se inúmeros acidentes naturais, facto comprovado pelos vinte e seis túneis e trinta pontes que nela existem.
















Sem comentários: