sábado, agosto 04, 2007

Tal como a mudança das estações também os sitios passam por mudanças... mas estas normalmente são mais discretas e um pouco mais demoradas. Instalam-se de mansinho, sem que ninguém dê conta. Não sou velha mas sinto impelida a dizer "no meu tempo", porque no meu tempo eu ia para Ribeira de Pena, um pequeno sitio perdido em Trás-os-montes... tão pequeno que quando falava dele a alguém nunca ninguém sabia onde ficava. Era o meu cantinho de repouso nas férias, o meu retiro espiritual. Um sitio de pessoas genuinas, de pessoas do campo... pelo menos, era como eu as via... sem a politica por trás delas que as fizesse ficar feias, porque para mim a cor politica era igual à cor clubelistica...( e ainda o é!) Era um tempo de estar com os amigos que só se viam uma vez por ano, mas que nem o tempo ou a distância fazia esquecer ou esmorecer a amizade. Tenho lembranças de tempos longíquos, memórias que guardo com tanto carinho... Tempos em que brincava com a terra durante os três meses de férias. Tempos em que conhecia toda a gente e toda a gente era amigo. Lembro-me que nesse tempo, nas férias, este era o meu território. Sabia cada canto, cada história, cada intriga, cada passo. Agora (não sei como!) sou uma estranha nesta terra que trago dentro de mim. Já são poucos os que conheço e que ainda cá param. Mudou a estação. E, esta que chegou, deu lugar aos mais novos. Olho para o meu primo mais novo e os seus amigos e revejo-me neles, porque agora eles são quem eu fui. Agora este é o seu território e não o meu. E até a terra mudou!! A evolução já passou por aqui... Até já há lojas do chinês!! =) Existem tantas coisas novas... Coisas boas, mas coisas que agora eu já não tenho com quem partilhar... E isso deixa-me profundamente triste...

Sem comentários: