terça-feira, janeiro 30, 2007

"Quando um homem concebe o amor, o mundo inteiro se dissipa aos seus olhos, ele não vê nada além do ser amado, está no meio da multidão, das conversas, em plena solidão, abstraído, fazendo os gestos que lhe inspira esse pensamento sempre imóvel e muito poderoso, sem se preocupar com a surpresa nem com o desprezo alheios, ele se esquece de tudo e tudo lhe parece tedioso sem esse único pensamento, essa única visão. "


Giacomo Leopardi, in 'Pensamentos Diversos'

Até gosto de chuva... mas não gosto de frio. Gosto da chuva no Verão. Gosto da mistura. Do calor e da àgua no rosto. Não gosto deste tempo. As pessoas deixam de perder o seu tempo a passear... Passam a passear-se no sofá, enrolados no cobertor, à frente da televisão. Há muito que se perdeu o hábito de ler um livro, à janela, enquanto a chuva caí lá fora. Perdeu-se também o tempo para os outros. As pessoas andam tristes. E o tempo não ajuda. A inércia, por estar frio, ganha terreno. E pessoas ficam presas numa rotina que não querem e não gostam.

Tendo como pano de fundo o caos e a guerra civil que dominou Serra Leoa na década de 1990, Diamante de Sangue conta a história de Danny Archer (LEOARDO DICAPRIO), um ex-mercenário do Zimbábue, e Solomon Vandy (DJIMON HOUNSOU), um pescador da etnia Mende. Ambos são africanos, mas suas histórias e circunstâncias de vida são totalmente diferentes até que o destino os reúne numa busca para recuperar um raro diamante rosa, o tipo de pedra que pode transformar uma vida...ou acabar com ela. Solomon, que foi arrancado de sua família e forçado a trabalhar nos campos de diamante, encontra a pedra extraordinária e se arrisca a escondê-la ciente de que, se for descoberto, será morto imediatamente. Mas ele também sabe que o diamante poderia não apenas fornecer os meios para salvar a esposa e as filhas de uma vida de refugiadas, como também ajudar a resgatar seu filho, Dia, de um destino muito pior como soldado infantil. Archer, que vivia da troca de diamantes por armas, fica sabendo da pedra de Solomon enquanto está na prisão por contrabando. Ele sabe que um diamante como esse só se encontra uma vez na vida – e vale o bastante para ser seu bilhete de saída da África e do ciclo de violência e corrupção no qual ele era um jogador dedicado. Então surge Maddy Bowen (JENNIFER CONNELLY), uma jornalista americana idealista que está em Serra Leoa para desvendar a verdade por trás dos diamantes de sangue, expondo a cumplicidade dos chefes da indústria das pedras, que optaram pelo lucro no lugar dos princípios. Maddy vai atrás de Archer como fonte para seu artigo, porém logo descobre que é ele quem precisa muito mais dela. Com a ajuda de Maddy, Archer e Solomon se embrenham por uma perigosa trilha dentro do território rebelde. Archer precisa de Solomon para encontrar e recuperar o valioso diamante rosa, porém Solomon anseia por algo muito mais precioso... seu filho.
" Sexualidade é um direito. Maternidade é uma escolha. "
Sim. Porque sou mulher. Tenho escolha. É um direito. A palavra é minha. O corpo também. A decisão pertence-me. Não vou ser por ter. Não terei para ser. O momento não é o destino. E o destino não se faz num momento. Sou eu que o escolho. A mim mo pertence. As palavras ocas não ecoam no silêncio. E o silêncio sobrepõem-se àqueles que gritam mudamente por cima de nós. A dignidade é o meu poder de escolha, seja ela a certa ou errada. Ninguém deve poder decidir por mim. Nunca me irei tabular por aquilo em que não acredito. Só à minha consciência irei responder.

terça-feira, janeiro 23, 2007

Faleceu ...

Ruy de Albuquerque

" Quem acredita em mim, para sempre viverá. Quem vive e acredita em mim, nunca morrerá."

Já começou o stress de fim de curso... Começou a corrida ao estágio. A parnapolia de curriculum vitae a chover nos escritórios de advogados. As rezas e mézinhas para que nos chamem para entrevistas... e para que gostem de nós. O desespero por não se saber o que fazer da nossa vida depois do curso. Pois é, agora é que se começa a contar a média e a pôr as mãos à cabeça pelas décimas que nos faltam.
" Aí se tivesse estudado mais um pouco para aquela disciplina!"
" Aí se eu tivesse feito umas orais de melhoria!!"
Pois é!! E eu não fujo à regra.
Segunda-feira tenho a minha primeira entrevista... A primeira de muitas, espero eu. Enquanto isso, lá vou mandando uns curriculum. Agora a ver vamos.

terça-feira, janeiro 16, 2007


Posso ser um bichinho refilão mas hoje sinto-me feliz!!!

O pior filme do ano!! Duas horas da minha vida que eu nunca mais vou recuperar.


"Apocalypto" é o novo filme do ator e diretor americano Mel Gibson, de "A Paixão de Cristo". Jaguar Paw (Rudy Youngblood) levava uma vida tranquila, que foi interrompida devido à uma invasão. Os governantes de um império maia em declínio acreditavam que a chave para a prosperidade seria construir mais templos e realizar mais sacrifícios humanos. Jaguar é capturado para ser um destes sacrifícios, mas consegue escapar por acaso. Agora, guiado apenas pelo amor que sente por sua esposa e pela filha, ele realiza uma corrida desesperada para chegar em casa e salvar sua família. Em "Apocalypto", que significa "um novo começo", é usado um dialeto maia. Em entrevista exclusiva à revista Time, Gibson afirmou que o público não precisará de legendas para acompanhar o filme, mesmo se não souber maia, por causa do ritmo frenético de sua acção . Em "A Paixão de Cristo", os personagens falavam em aramaico antigo. Para o elenco do filme, Mel Gibson escolheu apenas novatos de descendência indígena. O protagonista da trama é Rudy Youngblood. Mais de 1,2 mil pessoas se inscreveram para o teste de seleção de actores , cujos requisitos eram ter feições indígenas maias e falar maia. Gibson, 49, ganhou o Oscar de melhor diretor e melhor filme por "Coração Valente", em 1996. Em 2004, o norte-americano surpreendeu a indústria do cinema com o sucesso de "A Paixão de Cristo", filme que retrata as últimas horas de Jesus e é falado em línguas mortas como o latim e o aramaico. A Disney feZ a distribuição do filme, totalmente financiado pela produtora do ator, a Icon. Na linha de "A Paixão de Cristo", o novo filme também deve ter uma história carregada de violência. A principal diferença é que, apesar do título - que lembra o apocalipse - o novo filme não tem conotações religiosas. "A Paixão de Cristo" arrecadou mais de US$ 370 milhões nas bilheterias americanas. O filme promete muitas surpresas e um acréscimo valorozo à carreira do agora director Mel Gibson.
Tenho a dizer que adorei o filme.

terça-feira, janeiro 09, 2007


O que não nos mata torna-nos mais fortes. Porque nós não somos as palavras dos outros. Não somos o que dizem de nós. Nós temos o nosso valor e sabemos o quão precioso isso é. Somos fortes e não nos deixamos derrubar pela vida ou pelas pedras que encontramos no caminho. Pedras essas que são as pessoas mesquinhas que se cruzam connosco nas esquinas da vida. Passamos por cima delas, porque a indiferença sempre doeu mais do que o ódio.
"Posso partilhar um sonho contigo?
Hoje vi-te.... linda, brilhante, tao bonita...
Aqui tens o que sonhei hoje... a mais perfeita escuridao, em que por muito que tentes não consegues ver o meu rosto. Tenho-te ao meu lado. Todo o romantismo, de tão "invisiveis" que somos, tem de ser imaginado de olhos fechados. Tens-me ao teu lado. Por um momento não me queres ver, porque me sentes. E, isso, no bater rápido do meu coração, diz-te mais do que qualquer outra coisa. Sabes que me tens. Nada está entre nós...
Hum... é isto que imagino...
Para que saibas que te adoro..."

segunda-feira, janeiro 08, 2007



Sei de cor cada lugar teu
atado em mim, a cada lugar meu
tento entender o rumo que a vida nos faz tomar
tento esquecer a mágoa
guardar só o que é bom de guardar

Pensa em mim protege o que eu te dou
Eu penso em ti e dou-te o que de melhor eu sou
sem ter defesas que me façam falhar
nesse lugar mais dentro
onde só chega quem não tem medo de naufragar

Fica em mim que hoje o tempo dói
como se arrancassem tudo o que já foi
e até o que virá e até o que eu sonhei
diz-me que vais guardar e abraçar
tudo o que eu te dei

Mesmo que a vida mude os nossos sentidos
e o mundo nos leve pra longe de nós
e que um dia o tempo pareça perdido
e tudo se desfaça num gesto só

Eu vou guardar cada lugar teu
ancorado em cada lugar meu
e hoje apenas isso me faz acreditar
que eu vou chegar contigo
onde só chega quem não tem medo de naufragar

Mesmo que a vida mude os nossos sentidos
E o mundo nos leve pra longe de nós
E que um dia o tempo pareça perdido
E tudo se desfaça num gesto só

Eu vou guardar cada lugar teu
Atado em mim, a cada lugar meu
E hoje apenas isso me faz acreditar
Que eu vou chegar contigo
Onde só chega quem não tem medo de naufragar

domingo, janeiro 07, 2007

Eu e a minha Maria

Pronta para ir passear ( e muito na moda )

A bisneta, a neta e a avó

Ao meu colo, a ver os desenhos animados...
"Os homens hesitam menos em prejudicar um homem que se torna amado do que outro que se torna temido, pois o amor quebra-se, mas o medo mantém-se"


Maquiavel, in O Príncipe

sábado, janeiro 06, 2007

Hoje vou ...

O lago dos cisnes ( no CNB )


Composto por Tchaikovsky em 1876, por encomenda do Teatro Bolchoi de Moscovo, O Lago dos Cisnes, notabilizou-se pela beleza da música. Inspirado numa antiga lenda alemã, em que o mundo tridimensional se cruza com um mundo mágico e místico, O Lago dos Cisnes conta a história de Odette, uma princesa transformada em cisne pela acção perversa de um feiticeiro. Após uma difícil luta entre o poderoso e cruel Von Rothbart, e o Príncipe Siegfried, Odette é finalmente resgatada pelo amor do príncipe.Uma história em que prevalece o poder do amor, sobre a ambição e a traição.
Para a interpretação dos papéis principais, Odette/Odile e Príncipe Siegfried, a Companhia Nacional de Bailado apresenta um elenco de qualidade, com Ana Lacerda/Carlos Acosta (bailarino convidado do Royal Ballet de Londres), Barbora Hruskova/Roman Vassiliev e Filipa de Castro/Tomislav Petranovic.
P.S. Obrigado João. Adorei o bailado =)

segunda-feira, janeiro 01, 2007

O meu ano novo teve :
  • Fogo de artificio
  • Gajas nuas
  • André Sardet
  • Gajas nuas
  • Banho de champagne
  • Gajas nuas
  • Pedro Abrunhosa
  • Gajas nuas
  • Travestis
  • Gajas nuas
  • E muita boa disposição !!

Ah (!) e ia-me esquecendo... E Gajas Nuas !!!

O ano novo