segunda-feira, fevereiro 01, 2016

Evento Horas Decisivas - Workshop de Segurança Maritima @ Sesimbra

No âmbito da estreia do filme HORAS DECISIVAS, a Disney associou-se à Marinha e à Autoridade Marítima Nacional, para a realização de um workshop de "Segurança Marítima", que ocorreu no dia 1 de fevereiro, na Estação Salva Vidas de Sesimbra.

O workshop ofereceu aos convidados uma série de informações sobre comportamentos de segurança a ter no mar, tendo sido concluída esta ação na Baía de Sesimbra com a simulação do naufrágio de um veleiro ao largo de Sesimbra e consequente salvamento dos seus tripulantes, protagonizado pelos convidados. Participou ainda nesta demonstração, para além dos meios da Estação Salva-Vidas, o Patrulha Oceânico Viana do Castelo que garante o dispositivo de busca e salvamento.

O thriller heróico recheado de ação, HORAS DECISIVAS é baseado na história verdadeira e memorável da missão de resgate mais audaciosa da história da Guarda Costeira dos EUA. A 18 de fevereiro de 1952, uma massiva tempestade vinda de nordeste atingiu a Nova Inglaterra, destruindo as cidades ao longo da costa leste e causou muitos estragos pelo caminho, incluindo dois grandes navios petroleiros, o SS Pendleton e o SS Fort Mercer.

O posto da Guarda Costeira em Chatham, Massachusetts recebeu o aviso do SS Pendleton e enviou quatro homens num pequeno barco salva-vidas de madeira para a perigosa missão. Ainda antes de partirem, o pára-brisas e a bússola do barco são destruídos. No entanto, os homens perserverantes, apesar dos ventos ciclónicos, das ondas altíssimas, das temperaturas frias e da falta de visibilidade, conseguem milagrosamente encontrar o Pendleton e salvar 32 dos 33 homens no meio da tempestade turbulenta, regressando um total de 36 homens a casa, no maltratado barco salva-vidas com 12 lugares.

Em Portugal, a Marinha é responsável por assegurar o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo a acidentes ocorridos com navios ou embarcações, nas águas interiores sob jurisdição marítima e nos espaços marítimos das Regiões de Busca e Salvamento nacionais. Esta área é uma das maiores do mundo, estabelecendo fronteira com as áreas de Espanha, Marrocos, Cabo Verde, França, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos da América.

Nos últimos quinze anos, foram realizadas 11.208 ações de busca e salvamento marítimo nacional, nas regiões sob coordenação e responsabilidade nacional. Decorrente destas ações, foram salvas 8.424 pessoas, a que corresponde uma taxa de eficácia do serviço superior a 97%, constituindo-se uma referência a nível internacional.

As fotos:

Se eu não voltar já sabem o que aconteceu. Adeus familia e amigos. #afogateafogate

Inverno? Qual inverno?

"You can't cross the sea merely by standing and staring at the water" - Rabindranath Tagore

É só escolher a embarcação =P

O belo do pequeno-almoço =)

O briefing de sobrevivência: como insuflar um colete salva-vidas.

Até tinha medo se não estivesse tão bem acompanhada!

Aí vamos nós.

"A smooth sea never made a skilled sailor." #ondeéqueuemevimmeter

Keep Calm and Trust Marinha Portuguesa

Kit Sobrevivência

Os 4 corajosos (os os 4 maluquinhos da cabeça - é tudo uma questão de perspectiva) =P

Navio Viana do Castelo

Os comandos

Eu e a Andreia Dinis

Mulheres ao volante, perigo constante!! =P

Pronto já podemos ir todos à água.

Shit just got real. #agorajáétarde

Parece que está na hora. #adeusfamiliaeamigos

Bombs away!!!

Adoro o meu ar de felicidade =D

Oh para mim tão sequinha! =P

Mal sabia o que me esperava!! =D

Barquinhos para todos os gostos!

Sem comentários: